CANELA | Foi realizada na Câmara de Vereadores de Canela ruma reunião para tratar do Projeto de Lei nº 024/2025, que regulamenta o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) no município. Estiveram presentes o Presidente da Câmara de Vereadores de Canela, Felipe Caputo, e os vereadores Graziela Hoffmann, Adir Denardi, Cabo Antônio e Nene Abreu, além do Secretário de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura (SMOSUA), José Vellinho Pinto, a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ana Caronlina Benetti, e o Diretor do Departamento de Agricultura, Guilherme Lohmann.
O encontro teve como objetivo discutir os impactos do SIM, que permitirá a regulamentação e a fiscalização da produção de produtos de origem animal, como carnes, leite, ovos, mel e derivados. O serviço será vinculado à SMOSUA e segue as diretrizes do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA), possibilitando que os produtores locais comercializem seus produtos em todo o território gaúcho, por meio da adesão ao SUSAF-RS.
Durante a reunião, os vereadores reforçaram o compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização dos produtores locais, destacando a importância do SIM como ferramenta para garantir segurança alimentar e ampliar os canais de comercialização das agroindústrias.
A proposta, encaminhada pelo Executivo Municipal, também prevê a fiscalização técnica realizada por médico veterinário, programas de capacitação para os profissionais envolvidos, combate às atividades informais e a criação de um banco de dados sobre os processos de inspeção.