Unidade Central com horário estendido
para receber pacientes com sintomas gripais

24
Publicidade

A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Saúde, adotou uma nova medida para o enfrentamento da pandemia em virtude do crescimento do número de casos ativos de coronavírus em Canela e na região. A Unidade Central de Saúde, localizada na Rua Sete de Setembro, nº 340, Centro (quadra abaixo do HCC), está com horário estendido para o atendimento de pacientes com sintomas de síndromes gripais, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Já aos sábados e domingos a Unidade Central permanece aberta das 10h às 20h.


A medida foi tomada após reunião realizada pelos membros do COE – Centro de Operações de Emergência de Canela e busca diminuir a procura por atendimentos na Tenda anexa ao Hospital de Caridade de Canela. A secretária de Saúde, Patrícia Valle, destaca que a Tenda do HCC segue funcionando 24 horas por dia, todos os dias da semana, mas que o local só deve ser procurado pelos pacientes que estão com sintomas graves. “Estamos com uma estrutura completa na Unidade Central para realizar o primeiro atendimento dos pacientes com sintomas de síndromes gripais. A Tenda é exclusivamente para os pacientes com sintomas graves, que necessitam do suporte de equipamentos ou leitos disponibilizados pelo HCC”, afirma Patrícia.

Publicidade

TENDA ABERTA À NOITE E
DURANTE A MADRUGADA

Publicidade


Com o horário estendido da Unidade Central, a Tenda do HCC fica como alternativa para aqueles pacientes que tiverem sintomas de síndromes gripais e necessitarem de atendimentos no turno da noite (após as 20 horas) ou durante a madrugada. “A população não ficará sem atendimento, independente do horário ou qual dia da semana”, ressalta o interventor do HCC, Vilmar da Silva Santos.

TESTES E VACINAS


O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Canela lembra que os testes rápidos ou RT-PCR só podem ser coletados no período entre três a oito dias após o paciente sentir os primeiros sintomas. Caso não seja respeitado este período para coleta, pode resultar no chamado falso negativo.
Em relação a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, a Vigilância Epidemiológica informa que as doses para idosos com 85 anos ou mais estão esgotadas e que o município aguarda o repasse de novas vacinas para dar seguimento na imunização da população. O cronograma da vacinação, com data para aplicação das doses e o público-alvo, será divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Canela, no site www.canela.rs.gov.br\coronavirus e na imprensa local assim que chegar uma nova remessa de vacinas para o município.

Fotos: Divulgação

Publicidade