13.1 C
Canela
sábado, abril 20, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioNotíciasTrem Regional da Serra Gaúcha foi o principal assunto da reunião da...

Trem Regional da Serra Gaúcha foi o principal assunto da reunião da Amserra

Publicidade

A bela cidade de Cambará foi anfitriã para a reunião mensal da Associação dos Municípios de Turismo da Serra – Amserra, na manhã desta sexta-feira, 13.

O encontro iniciou com explanação do presidente do consórcio do projeto do Trem Regional da Serra Gaúcha do Arnildo Schildt. Nova Petrópolis, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e outros municípios, totalizando 14, deverão promover reuniões, nas quais será apresentado o traçado da futura linha férrea, que, pelo pré-projeto, irá de Bento Gonçalves a Vacaria. Das cidades que compõem a Amserra, Cambará do Sul, Canela e Nova Petrópolis já possuem Lei autorizativa para fazerem parte do consórcio.

“Com investimento de 1,5 bilhão de dólares, a ideia é concluir o projeto até o próximo mês de novembro. Serão 372 km de trilhos e estações em todas as cidades contempladas com a linha férrea”, afirma Schildt.

Publicidade

No dia 25 de maio, na UCS, em Caxias do Sul, ocorrerá um grande encontro com líderes municipais para finalizar o pré-projeto.

Publicidade

Segundo Arnildo, “o Governo Federal apoia o projeto, mas a lei brasileira permite que os vagões andem a apenas 40km/hora e existe um o pedido para que seja liberado a velocidade de 80km/hora. Grupos de investidores da China e dos EUA estão interessados no projeto.”

O prefeito de Canela e presidente da Amserra Constantino Orsolin usou a palavra trazendo assuntos importantes para os municípios, abordados na Marcha dos Prefeitos, que ocorreu em Brasília, de 25 a 28 de abril. Entre eles: nova Lei de Improbidade Administrativa, royalties do petróleo, regime próprio de previdência, nova Lei das Licitações, piso do magistério, plano de saneamento básico municipais, e comentou ainda a respeito dos percentuais que não foram alcançados pelos municípios em 2020 e 2021, que poderão ser corrigidos até 2023, além de mobilidade de trânsito.

Ficou acordado que a Amserra enviará correspondência para a Famurs demonstrando a preocupação de todos e pedindo especial atenção no que diz respeito a reforma tributária sobre o ISSQN que será somado junto ao ICMs.

Ao fim da reunião o prefeito de Cambará do Sul Ivan do Amaral Borges recepcionou os presentes em seu sítio, com um churrasco.

Estavam presentes no encontro, além dos já citados os prefeitos de Nova Petrópolis Darlei Wolf e de São Francisco de Paulo Marcos Aguzzolli, além do vice-prefeito de Gramado Luia Barbacovi. O próximo encontro da Amserra ocorrerá dia 10 de junho, em Nova Petrópolis.

Fotos: Diego Santos/Estrategiacom
Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - A Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira (19/04), no bairro Pristrop, a dupla que praticou um roubo de veículo no dia 06/04/2024, mediante o emprego de arma de fogo. Na ocasião a dupla havia pedido uma...
📍 Coluna esportiva com opinião do jornalista Alexandre Cruz.📌 Assuntos da semana são Novo Ginasio Esportivo de Canela e Dupla Gre-Nal no Brasileirão.👉 A Coluna tem como apoiadores:CANELA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃORODRIGO RECH MÓVEIS E DECORAÇÕES...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.