16.3 C
Canela
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioEventoSinfônica de Gramado, da UCS e coro da Ospa encantam público na...

Sinfônica de Gramado, da UCS e coro da Ospa encantam público na Recreio

Publicidade

Em noite em que o horário foi respeitado, a sonorização esteve à altura do espetáculo e o público compareceu na medida da capacidade da Sociedade Recreio Gramadense, a Orquestra Sinfônica de Gramado, a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e o Coro Sinfônico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) apresentaram a 9º Sinfonia de Beethoven.

Conforme o previsto, a partir das 19h30 e durante cerca de uma hora e meia, o espetáculo sob regência do maestro Manfredo Schmiedt cativou a audiência composta por convidados e autoridades (como o prefeito Fedoca Bertolucci e o secretário da Cultura, Allan John Lino) e o público que teve acesso livre e conforto nas dependências da Recreio Gramadense.

NONA SINFONIA
Segundo pesquisa do diretor artístico, maestro e spalla (primeiro violino de uma orquestra) João Antonio Borba, a 9ª Sinfonia estreou em 1824 no Kärntnertortheater, em Viena, na Áustria. O regente, conforme Borba, foi Michael Umlauf, diretor musical do teatro – Beethoven, pelo estágio avançado de surdez, não regeu, mas teve lugar especial no palco, ao lado do maestro.

Ainda de acordo com a pesquisa, a 9ª Sinfonia tem um papel cultural importante no mundo atual, em especial a música do último movimento, chamado informalmente de “Ode à Alegria”, que foi rearranjada por Herbert von Karajam para se tornar o Hino da União Europeia.

BEETHOVEN

Ludwig van Beethoven nasceu na Alemanha, em 1770, e morreu na Áustria, em 1827. Durante a carreira, escreveu ao redor de 400 peças.




Fotos: Roque Tomazeli

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - Na manhã desta quinta-feira, dia 25, a Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (Mérito) da Câmara de Vereadores de Gramado promoveu uma reunião para debater o déficit enfrentado pela empresa de transporte coletivo Gramado Turismo....
CANELA - Por meio de um ofício, entregue à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, o Vereador Marcelo Savi declarou que é contra proibir qualquer tipo de comentário nas redes sociais do Legislativo.Para o Vereador, a comunidade tem o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.