Secretaria de Saúde promove mudanças nos atendimentos médicos à comunidade

0
102
Publicidade

Serviços de clínico geral, pediatria, odontologia, ginecologia e obstetrícia serão realizados na Unidade Central a partir de quarta-feira, 1º de dezembro. Já o antigo prédio do Centro Materno Infantil abrigará o SAE e as especialidades médicas, também a partir de 1º de dezembro.

A Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá algumas mudanças nos serviços de atendimentos médicos prestados à população a partir da próxima semana. As alterações seguem as diretrizes do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, com o objetivo de realizar as adequações necessárias conforme a nova forma de financiamento do SUS.

Com isso, a partir da próxima quarta-feira, 1º de dezembro, a Unidade Central de Saúde passa a receber atendimentos médicos de clínico geral, pediatria, odontologia, ginecologia e obstetrícia (cuidado das gestantes), por meio da equipe de atenção primária.
Já o antigo prédio do Centro Materno Infantil abrigará o SAE – Serviço de Atenção Especializada e as especialidades médicas como ortopedia, pneumologia, cardiologia, dermatologia, neurologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia, entre outras, também a partir de 1º de dezembro.

Publicidade

A secretária de Saúde de Canela, Patrícia Valle, explica que caso o município não execute essas adequações perderá recursos encaminhados pelo Governo Federal. “Vamos ampliar a área de atuação dessas duas unidades! A Unidade Central vai atender desde crianças até idosos contemplando assim todo o ciclo vital, enquanto que o Centro de Especialidades Médicas concentrará atendimentos de média complexidade”, destaca Patrícia.
O Centro de Especialidades funcionará das 7h às 12h e das 13h às 17h. Já a Unidade Central ficará aberta das 7h às 12h e das 13h às 20h. O horário estendido da Unidade Central iniciará já na próxima segunda-feira (29).

OBRAS EM ANDAMENTO
Para colocar em prática as mudanças nos serviços prestados à população a Secretaria de Obras realiza algumas intervenções no antigo prédio do Centro Materno Infantil, que está sendo remodelado para ser o Centro de Especialidades Médicas. Construção de um acesso para ambulância, melhorias na acessibilidade e outras reformas estão sendo executadas.

SALA DE VACINAS

O único serviço que ficará parcialmente interrompido devido as obras envolve Sala de Vacinas na Unidade Central. O espaço está sendo readequado para contemplar o que preconiza os Departamentos de Vigilância Sanitária e Epidemiológica. Assim, a Sala de Vacinas contará com um acesso exclusivo. O espaço não receberá pacientes nos dias 29 e 30 de novembro, sendo reaberto na próxima quarta-feira, 1º de dezembro.
A secretária Patrícia Valle pede a compreensão da comunidade principalmente durante a próxima semana, quando algumas adequações ainda estarão em andamento. “Estamos trabalhando para que nenhum serviço seja prejudicado”, ressalta.

ATENDIMENTO COVID

A partir de segunda-feira (29) o atendimento de pacientes com sintomas gripais será realizado em todas as Unidades de Saúde, das 7h às 12h e das 13h às 17h. A exceção é a Unidade Central, que segue funcionando até as 20 horas. Após este horário e aos finais de semana, as pessoas que precisarem de atendimento médico deverão procurar o Hospital de Caridade de Canela.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.