19 C
Canela
domingo, 03 agosto, 2025
spot_img
InícioSaúdeSecretaria de Saúde de Canela traça plano contra o coronavírus

Secretaria de Saúde de Canela traça plano contra o coronavírus

spot_img
spot_img

A Secretaria Municipal de Saúde colocou em ação um plano preventivo para combater o coronavírus. Há cerca de um mês, os trabalhos tiveram início com reuniões com as equipes da rede pública, a fim de tratar de suspeitas ou casos confirmados do Covid-19 (coronavírus).

Nesta quarta-feira (4), o secretário Vilmar Santos reuniu os demais membros do primeiro escalão do governo para comunicar as medidas. Na oportunidade, a enfermeira Magali Dell Valle Cavinato, responsável pela Vigilância Epidemiológica, explicou sobre o coronavírus, as formas de contágio e os sintomas. Na quinta-feira (5), cada secretaria enviará à Saúde um servidor para receber orientações e passar aos demais colegas.

Já no final de fevereiro, a Secretaria de Saúde havia convocado representantes de todas as UBS’s, do Hospital de Caridade, da própria secretaria e de outros setores seus. Na ocasião, foram detalhadas ações como a elaboração de materiais informativos para divulgação e o repasse de informações à comunidade. “Os cuidados são os mesmos em relação à H1N1, e um dos mais importantes é o uso de álcool em gel”, diz a enfermeira Magali Cavinato.

A Secretaria de Saúde acompanha com vigilância contínua e tomou todas as medidas preventivas a respeito dos dois casos suspeitos de coronavírus na cidade, confirmados em nota oficial divulgada na noite de terça-feira (3). Sobre eles, aliás, é aguardado para esta sexta-feira (6) o resultado de exames feitos na mulher e no adolescente e encaminhados ao Laboratório Central do Estado.

“O alerta é em todo o planeta, e em Canela não poderia ser diferente. Em todas as unidades de saúde, no Hospital de Caridade e nos demais setores de atendimentos os responsáveis já sabem o que fazer se se depararem com pessoas apresentando sintomas”, assegura o secretário Vilmar Santos.

ATENÇÃO

A Secretaria de Saúde de Canela alerta que, caso alguém entenda estar com sintomas de coronavírus, verifique duas situações:

a) se apresenta febre e/ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas do nariz e outro) e histórico de viagem para áreas de transmissão nos últimos 14 dias ao aparecimento dos sintomas; e

b) se apresenta febre e/ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas do nariz e outro) e contato próximo de casos suspeitos de coronavírus nos últimos 14 dias ao aparecimento dos sintomas.

Se perceber se enquadrar em uma das situações acima, a pessoa deve procurar uma unidade de saúde ou o hospital. Independentemente disso, é preciso habituar-se às seguintes medidas de prevenção:

– lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Se não houver água e sabão, usar álcool em gel;

– cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com um lenço de papel ,e jogá-lo no lixo, ou cobrir a boca com o braço dobrado;

– sempre lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar;

– não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– lavar as mãos com água e sabão antes e depois de tocar em olhos, nariz e boca;

– manter o ambiente bem ventilado e as janelas abertas.

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
SÃO FRANCISCO DE PAULA | A madrugada deste sábado (2) foi marcada por um ataque violento no interior de um bar localizado no bairro Campo do Meio, conhecido como “Bar do Fureca”. Conforme os primeiros relatos, por volta das...
CANELA | A Polícia Civil de Canela realiza importante ação de combate à criminalidade que resultou na apreensão de um adolescente suspeito de envolvimento em incêndios a residências recentemente, os quais vinham causando grande preocupação e prejuízo à cidade.A...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Populares

Publicidade

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade