11.3 C
Canela
quarta-feira, 17 setembro, 2025
spot_img
InícioSaúdeSecretaria de Saúde de Canela intensifica atendimento psicossocial

Secretaria de Saúde de Canela intensifica atendimento psicossocial

spot_img
spot_img



CANELA | Desde o início do ano, a Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Saúde, vem intensificando o atendimento de Saúde Mental no município. Especialmente no Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que passou a contar com várias ações complementares, proporcionando maior qualidade de vida aos pacientes.

Conforme a psicóloga Janine Palodetti, coordenadora do CAPS, entre as novas ações implantadas estão: a estruturação de Plano Terapêutico Singular, com cuidado através de equipe multidisciplinar; suporte intensivo para as famílias de pessoas com problemas de saúde mental; grupo para pessoas com problemas no uso de drogas; grupo para alcoolistas; grupo para familiares de pessoas com problemas no uso de álcool e outras drogas; oficinas terapêuticas quatro vezes por semana, para público diverso; redução significativa da judicialização das demandas de saúde mental; ampliação da equipe; busca ativa e para cuidado e acompanhamento de casos e redução no número de internações em saúde mental no Hospital de Caridade de Canela (HCC) e em leitos de saúde mental via Estado.“Dessa forma, estamos oferecendo aporte e atendimento especializado necessário para o paciente e sua família”, explica.

De acordo com a assistente social Tânia Aguiar, coordenadora da Saúde Mental de Canela, além da implantação destas novas atividades, também está sendo realizado o matriciamento dos casos de saúde mental, para que seja realizado o atendimento especializado adequado. Por este motivo foi implantado o Protocolo e Fluxo de Classificação de Risco em Saúde Mental com a aprovação do Conselho Municipal de Saúde, que classifica os casos desde o mais grave até o mais leve, onde não há surtos frequentes ou risco à vida. “Com esta nova classificação poderemos diminuir o fluxo de atendimento no Caps, pois os casos mais leves deverão ser encaminhados à Atenção Básica, nas Unidades de Saúde. E conseguiremos atender melhor os pacientes que realmente necessitam de atendimento especializado”, finaliza a assistente social.

Foto: Divulgação

Texto: Vanessa Ozório/Prefeitura de Canela

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade

Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO | Uma manhã de debates, histórias de vida e muita reflexão marcou a terça-feira (16) em Gramado. A iniciativa, promovida pelo gabinete do vereador Roberto Cavallin, pela Escola do Legislativo Ivo Bezzi e pelo vereador jovem Pyetro Mendonça,...
CAMBARÁ DO SUL | Na terça-feira (16), a Brigada Militar, por meio do 2º Pelotão Ambiental de Canela, prestou apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em uma operação realizada no município de Cambará do Sul.O...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Populares

Publicidade

spot_img

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade

spot_img