Museu da Estação Férrea, na Várzea Grande, deve receber o projeto piloto!
GRAMADO | A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com entidades e comissões ligadas a ações de inclusão no município, iniciou tratativas para implementar um projeto de acessibilidade e inclusão nos museus públicos da cidade. Nesta semana, o coordenador dos Espaços Culturais e do Patrimônio Histórico, Wanderley Cavalcante e a coordenadora Cultural, Carina Mendonça, receberam no Museu da Estação Férrea, a visita de Jairo da Conceição (Jairo da Inclusão) e seu pai, Jair Conceição, para uma reunião de alinhamento das ações.
Durante o encontro foi discutida a necessidade de implantação de itens de acessibilidade no museu como exemplares de livros em braille e em alfabeto datilológico, um áudio book e um vídeo em língua de sinais (libras), abordando a história do Museu do Trem e da ferrovia que ligou Taquara a região. O secretário da Cultura, Jonas da Silva, destaca que o projeto será desenvolvido por uma produtora cultural local, com recursos da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, via edital da SEDAC – Secretaria da Cultura do Estado.
A intenção é iniciar o projeto pelo Museu da Estação Férrea e posteriormente estender aos demais museus públicos. “Os instrumentos da acessibilidade serão doados aos museus municipais, à Secretaria de Educação e à APAE”, adianta Jonas.