12.4 C
Canela
sábado, abril 20, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioRegiãoSão Francisco de Paula lidera como melhor Município em gestão fiscal de...

São Francisco de Paula lidera como melhor Município em gestão fiscal de acordo com a FIRJAN

Publicidade

São Francisco de Paula lidera no Rio Grande do Sul como o município que melhor geriu dinheiro público de acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nesta quinta-feira (21). A Firjan é a Federação de Industrias do Rio de Janeiro. O estudo revelou um cenário em que 49,2% das prefeituras do país não conseguem pagar suas contas com o que arrecadam, São Francisco de Paula, porém, se destaca com sua boa gestão de finanças, garantindo o primeiro lugar entre os melhores municípios do Estado, com nota máxima. Isso significa que São Chico é exemplo quando se trata de administração de dinheiro público e arrecadação de recursos.
 
O estudo é composto por quatro índices: autonomia (capacidade de financiar a estrutura administrativa), gasto com pessoal (custos com quadro funcional), liquidez (o que sobra depois de pagar as despesas) e investimentos (bem-estar da população). Ele varia de 0 a 1. Quanto mais perto de 1, melhor a gestão fiscal. São Francisco de Paula garantiu nota máxima.
 
O Prefeito Marcos Aguzzolli em entrevista exclusiva a RBSTV nesta quinta-feira comemorou o índice positivo e o primeiro lugar do Município, além de ponderar o papel do gestor público.  “Estamos fazendo nosso dever, que é administrar bem pensando no futuro da população. Muito do que fazemos é com recursos próprios e com recursos vinculados. Nós fizemos uma união das entidades civis do município para que elas escolhessem quais as demandas e avaliamos para fazer tudo dentro do que é possível. Tínhamos o pior índice da educação básica, hoje todas as nossas crianças estão de uniforme, têm material didático de qualidade e construímos cinco colégios novos. Agora, nós vamos projetar a recuperação dos salários do funcionalismo público. Temos cinco anos para zerar a defesagem”, contou. 
 
Os dados brutos foram retirados da Secretaria do Tesouro Nacional e são fornecidos pelas próprias prefeituras anualmente até abril do ano seguinte. O IFGF deste ano faz referência a 2020 e a análise foi concluída em agosto.  No Rio Grande do Sul, foram avaliadas 492 cidades de um total de 497.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - A Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira (19/04), no bairro Pristrop, a dupla que praticou um roubo de veículo no dia 06/04/2024, mediante o emprego de arma de fogo. Na ocasião a dupla havia pedido uma...
📍 Coluna esportiva com opinião do jornalista Alexandre Cruz.📌 Assuntos da semana são Novo Ginasio Esportivo de Canela e Dupla Gre-Nal no Brasileirão.👉 A Coluna tem como apoiadores:CANELA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃORODRIGO RECH MÓVEIS E DECORAÇÕES...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.