16.6 C
Canela
sexta-feira, abril 26, 2024
spot_imgspot_img
spot_img
spot_img
spot_imgspot_img
InícioRegiãoSão Francisco de Paula decreta Situação de Emergência em decorrência da estiagem...

São Francisco de Paula decreta Situação de Emergência em decorrência da estiagem e seca

Publicidade

O Prefeito Marcos Aguzzolli decretou nesta terça (4) situação de emergência na área rural em decorrência da estiagem e da seca que assolam o Estado do Rio Grande do Sul e o Município de São Francisco de Paula. O documento, para fins práticos, permite a construção de estrutura física para captação de água das nascentes, arroios, rios e banhados, visando a proteção e o atendimento das necessidades básicas das unidades familiares rurais, além de agilizar a aquisição materiais necessários para dar atenção aos atingidos.
 

O interior do Município sofre massivamente com a estiagem, vivendo a escassez de água para animais, cultivos agrícolas e fruticultura. A situação se intensifica nas comunidades da Pedra Lisa, Campestre do Tigre, Cazuza Ferreira, Capão Alto, Fazenda Velha e Colônias, em que também há desabastecimento de água potável para consumo humano, totalizando cerca de 200 famílias atingidas nessas regiões. 
 

Publicidade

O Secretario de Agricultura Alexandre Bossle destaca as ações que estão sendo tomadas neste momento, como o apoio para a execução de bebedouros para animais e abastecimento de água nas localidades que sofrem com a falta de água potável por “bombonas” e caixas d’água. “O Estado de Calamidade é, sobretudo, um mecanismo para que possamos ajudar nossa população do interior de forma mais rápida e assertiva. A Secretaria está disponibilizando formulário para que os produtores solicitem apoio em parceria com a Secretaria de Obras e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade”, destaca. 
 

Publicidade

Atualmente, três poços artesianos encontram-se em processo de contratação para instalação e outros 8 poços já possuem estudo para viabilizar operação, o que deve acabar com a falta de água potável no interior do Município.
 

O decreto, como salientado pelo Secretario Alexandre Bossle, prevê que produtores agrosilvipastoris poderão solicitar junto a Secretaria de Agricultura, a execução da construção de bebedouros para animais. A ação será executada pela Secretaria de Obras com a supervisão da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A solicitação pode ser feita pelo telefone e whatsapp (54) 3244-1415.

Publicidade


Publicidadespot_img
Artigos Relacionados
Leia também
GRAMADO - Na manhã desta quinta-feira, dia 25, a Comissão de Infraestrutura, Turismo, Desenvolvimento e Bem-Estar Social (Mérito) da Câmara de Vereadores de Gramado promoveu uma reunião para debater o déficit enfrentado pela empresa de transporte coletivo Gramado Turismo....
CANELA - Por meio de um ofício, entregue à Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, o Vereador Marcelo Savi declarou que é contra proibir qualquer tipo de comentário nas redes sociais do Legislativo.Para o Vereador, a comunidade tem o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.