19.8 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioSaúdeSAMU completa oito anos de atuação em Gramado

SAMU completa oito anos de atuação em Gramado

Publicidade

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completa oito anos de atuação em Gramado no dia 1º de dezembro. O serviço é prestado com base em contrato da Secretaria Municipal da Saúde com a ACM Região das Hortênsias. No período de 2011 a 2019, o SAMU atendeu aproximadamente 5,7 mil ocorrências.

O SAMU presta socorro e atendimento à população em casos de urgência e emergência (situações que o paciente tem risco de morte) 24 horas por dia, 365 dias no ano ininterruptamente – os atendimentos podem ser em residências, locais de trabalho e vias públicas.

Publicidade

Para o secretário da Saúde, João Teixeira, que parabeniza a equipe do SAMU Gramado pela disponibilidade e trabalho realizado nos atendimentos de urgência e emergência, a maior luta é contra o tempo.

Publicidade

– Nosso grande desafio é diminuir o tempo de resposta do serviço SAMU. O primeiro passo seria a transferência de Porto Alegre para Caxias do Sul da Central de Regulação de Urgência que recebe os chamados. Estamos empenhados nisso – diz, citando que há casos de risco de morte do paciente.

A equipe do SAMU reúne enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas que atua para o desenvolvimento da Atenção Básica de Saúde de Gramado. Segundo a Secretaria da Saúde, qualificações e simulados são realizados periodicamente a fim de aprimorar os serviços prestados à população.

COMO ACIONAR O SAMU


Ao discar gratuitamente 192, a ligação será atendida pela Central de Regulação Médica de Urgência, em Porto Alegre. No primeiro momento, o telefonista vai fazer perguntas sobre o motivo da ligação, endereço, município, ponto de referência e, em caso de acidentes, o número de vítimas.

Alguns telefonistas do SAMU já utilizam protocolos de triagem para encaminhamento mais rápido do chamado ao médico regulador. Neste caso, será perguntado se a vítima está acordada e se está respirando bem.

Posteriormente, a ligação é transferida para um médico regulador, que faz o provável diagnóstico, orienta sobre as primeiras ações e avalia a necessidade de envio de uma ambulância. Esta avaliação é feita a partir das informações fornecidas por telefone por quem está no local em que se encontra o paciente.

Esta norma, preconizada pelo Ministério da Saúde, tem por objetivo garantir o encaminhamento mais adequado e permite que o médico regulador vá prestando as primeiras recomendações sobre o socorro, ainda pelo telefone, enquanto a pessoa aguarda a chegada da ambulância.

QUANDO CHAMAR O SAMU


Nas ocorrências de problemas cardiorrespiratórios; crises hipertensas; intoxicações; queimaduras graves; maus-tratos; trabalho de parto iminente; tentativa de suicídio; acidentes de trânsito; casos de choque elétrico; casos de afogamento e acidentes com produtos perigosos.


Fotos: Lucas Brito
Legenda: secretário da Saúde com equipe SAMU

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
📍 Coluna esportiva com opinião do jornalista Alexandre Cruz.📌 Assuntos da semana são Novo Ginasio Esportivo de Canela e Dupla Gre-Nal no Brasileirão.👉 A Coluna tem como apoiadores:CANELA MATERIAIS DE CONSTRUÇÃORODRIGO RECH MÓVEIS E DECORAÇÕES...
GRAMADO - Neste sábado, o Centro Esportivo Gramadense entra em campo pelo Campeonato Gaúcho Sub-17. Em Eldorado do Sul, onde enfrenta o Grêmio pela 5 rodada da competição, a partir das 10h30. No CT Hélio Dourado, o Gramadense, vice-líder...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.