Rua dos Jardins será o novo atrativo turístico de Nova Petrópolis

66
Projeto Rua dos Jardins

Nova Petrópolis investe no desenvolvimento de um novo atrativo turístico: a Rua dos Jardins. Localizada a uma quadra da Praça das Flores, o espaço conta com uma rua em curvas acentuadas e o projeto de paisagismo fará jus ao título de Jardim da Serra Gaúcha que a cidade ostenta. Uma equipe mista de servidores públicos é responsável pelo projeto do futuro atrativo turístico e trabalha na conclusão dos traçados.

A secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Nova Petrópolis, Roberta Liane da Silva; a integrante da pasta, Rosana Backes; a arquiteta da Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Viviane Winter; o coordenador e paisagista do Horto Municipal, Alexandre Lanius Silva e o paisagista e diretor do Programa Municipal de Plantas Medicinais, Giovan Camara formam a comissão responsável pelo desenvolvimento das ações referentes à Rua dos Jardins.

Publicidade

“A Administração Municipal aposta na Rua dos Jardins como novo elemento para cativar turistas e mais uma opção de lazer para nossos moradores”, declara o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn. “Uma das formas de valorizar a capacitação dos nossos servidores públicos e reduzir investimentos foi dar a oportunidade deles assinarem e desenvolverem o projeto desse novo atrativo turístico. Tenho certeza que farão um excelente trabalho e que a comunidade ficará orgulhosa da dedicação deles”, enfatizou o prefeito.

Publicidade

O calçamento da via foi feito por meio de pavimentação comunitária. Os bloquetos já foram instalados e a empresa ainda precisa finalizar as calçadas da rua para concluir o serviço. A arquiteta Viviane Winter e os paisagistas, Alexandre Lanius Silva e Giovan Camara, responsáveis pelo projeto, estão em processo de conclusão do traçado, para movimentação de terra e pedras para criar patamares que irão acolher os cenários paisagísticos do local. Bancos, pergolado, deck, postes para iluminação da via e composições de plantas, mesclando árvores, arbustos, plantas perenes, grama e flores irão enfeitar as laterais da rua e encher os olhos dos visitantes que percorrerem as calçadas do atrativo. 

Após a conclusão desta primeira parte de desenvolvimento do projeto, as equipes do Horto Municipal e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos irão trabalhar no local para preparar os espaços para o plantio das mudas e instalação dos bancos e outros elementos. Será aberta licitação para aquisição dos postes com luminárias. As plantas e madeiras serão adquiridas por meio de orçamentos. As pedras, flores e outros materiais que estão à disposição das Secretarias também serão utilizados na execução do projeto.