5.2 C
Canela
sábado, 06 setembro, 2025
spot_img
InícioRegiãoRS tem a sétima semana consecutiva de bandeira preta nas 21 regiões...

RS tem a sétima semana consecutiva de bandeira preta nas 21 regiões Covid-19

spot_img
spot_img

O Rio Grande do Sul entra na sétima semana consecutiva em bandeira preta. O mapa da 49ª rodada do Distanciamento Controlado segue com as 21 regiões classificadas em risco altíssimo devido à ainda grande pressão sobre a capacidade hospitalar.

Mesmo com a melhora em indicadores de internação de leitos clínicos e de UTI e com redução no número de óbitos, a trava de segurança do modelo ainda é acionada pela baixa quantidade de leitos de UTI livres em comparação com leitos ocupados – o índice está em 0,06, e a salvaguarda é acionada quando baixa de 0,35.

Esse já é o mapa definitivo, sem possibilidade de envio de pedidos de reconsideração, devido à gravidade do cenário. Também segue suspensa a Regra 0-0, a partir da qual municípios sem registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias poderiam adotar protocolos de bandeira imediatamente inferior. A cogestão regional, por sua vez, está permitida.

A análise dos 11 indicadores do modelo de Distanciamento Controlado desta semana mostra que houve nova redução – 19%, de 3.743 para 3.048 –, no número de confirmados com Covid-19 em leitos clínicos. O número de internados em leitos de UTI também caiu. Nesse caso, 6%, de 2.489 para 2.341. E óbitos teve queda de 31% nas últimas duas semanas, de 2.124 para 1.475.

Considerando o aumento de 1% no número total de leitos de UTI existentes e a redução de 3% no número de internados, houve nova elevação da razão de leitos de UTI livres para cada ocupado. No entanto, a taxa de ocupação de leitos segue próxima a 100%, o que indica continuidade da pressão sobre o sistema hospitalar. Em algumas regiões, a operação segue acima da capacidade indicada. Ou seja, quem adoecer neste momento ainda encontrará os hospitais lotados.

spot_img
spot_img
Publicidade
Publicidade
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | Os pequenos empreendedores de Canela precisam ficar atentos aos prazos de negociação de débitos com a Receita Federal, sob pena de serem excluídos do Simples Nacional e terem o registro de Microempreendedor Individual (MEI) desenquadrado do Simei....
CANELA | O vereador Nene Abreu apresentou ao Executivo Municipal a indicação para a criação do programa “Adote uma Praça” no município de Canela. A iniciativa tem como objetivo fomentar a parceria entre o Poder Público e a sociedade...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Populares

Publicidade

spot_img

Leia Mais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Publicidade

spot_img