CANELA | A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Especial Rodolfo Schlieper completa 47 anos no próximo domingo, dia 30 de março. São mais de quatro décadas desempenhando um papel fundamental na formação e no desenvolvimento de crianças com necessidades especiais em Canela.
Atualmente a instituição é dirigida pela professora Joseane Almeida e com a coordenação da professora Mariana Schaeffer, sendo utilizadas metodologias adaptadas, atendendo 86 alunos, dos quais 45 são autistas, nove com Síndrome de Down, e alguns com deficiência intelectual e múltiplas.
O educandário é organizado por ciclos de aprendizagem, abrangendo desde o pré I até o 9º ano do Ensino Fundamental. Conforme a diretora, essa estrutura permite que cada estudante avance no seu próprio ritmo, recebendo suporte pedagógico especializado adequado. Dessa forma, os professores e demais profissionais utilizam recursos diversificados para estimular o aprendizado e a autonomia dos alunos com estratégias como o uso de materiais visuais, comunicação alternativa, atividades sensoriais e tecnologias assistivas, que são aplicadas diariamente, sempre respeitando as particularidades de cada criança. “Nosso objetivo é garantir que todos os alunos tenham acesso à educação de qualidade, desenvolvendo suas habilidades e promovendo sua independência”, destaca Joseane, diretora da escola.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também é sediada no mesmo local. E a parceria com esta instituição possibilita a realização de atividades diferenciadas dentro da escola, em horário de aula, com oficineiros, além de ações como o Projeto Horta, já contemplado no PPP (Projeto Político Pedagógico da Escola), que tem sido uma ferramenta importante no ensino das crianças. A associação também fornece um instrutor para os ensaios do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG), além de cinoterapia, técnica que consiste em usar um cachorro terapeuta como auxiliar de alguns tratamentos médicos, através de oficinas. Além de aulas de dança e música em turmas específicas e ainda disponibiliza um profissional para esporte adaptado.
Para o sucesso destas atividades, a direção da Rodolfo Schlieper trabalha em constantes diálogos com a coordenadora das oficinas da Apae, Maria Cristina da Silva, para garantir a organização e o alinhamento das atividades.
PROGRAMAÇÃO
Durante toda esta semana, está acontecendo uma programação especial alusiva ao aniversário da Escola, que contará com atividades como vídeo com todos alunos realizando homenagem, que será postado no domingo, 30, data da comemoração. Além de trabalhos em sala de aula sobre esse tema, culminando com uma caminhada no lago na próxima semana, em data a ser definida, conforme as condições climáticas.
Fotos: Arthur Dias/Prefeitura de Canela