GRAMADO | O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou o relatório preliminar do acidente envolvendo o avião Piper Cheyenne, do empresário Luiz Cláudio Galeazzi, ocorrido em Gramado em 22 de dezembro. No acidente morreram dez pessoas da mesma família.
O relatório aponta duas hipóteses principais para o acidente: “voo controlado contra o terreno” (CFIT) e “perda de controle em voo” (LOC-I). De acordo com especialistas, o CFIT ocorre quando a aeronave colide com o solo sem apresentar falhas técnicas evidentes, sugerindo possíveis erros de navegação ou desorientação espacial do piloto. Já o LOC-I está associado à perda de controle do avião devido a condições meteorológicas adversas, falhas técnicas ou erro humano, resultando na queda. Além disso, foi confirmado que o avião colidiu com a chaminé de um prédio antes de atingir o solo, o que pode ter contribuído para o impacto final.
De acordo com publicação do consultor aeronáutico Hilton Rayol, o erro do condutor é o único fator mais importante que leva a esta ocorrência. Profissionais com mais experiências de voo, podem cometer Cfit, devido à fadiga, perda de consciência situacional ou desorientação. “O fator CFIT é considerado uma forma de desorientação espacial, onde pilotos não percebem corretamente a sua posição e orientação com relação ao plano da terra. Os incidentes envolvem frequentemente uma colisão significativa, como morros ou montanhas, podendo ocorrer em condições de nuvens ou de baixa visibilidade do terreno”
Após o relatório preliminar, o Cenipa continua o trabalho de apuração para se chegar ao relatório final do acidente. Este último documento detalha as conclusões sobre a dinâmica dos fatos e as circunstâncias em que elas aconteceram. São apuradas informações da aeronave, da tripulação e dados meteorológicos, por exemplo. O relatório final, que explica detalhadamente os fatores que contribuíram para a causa do acidente, não tem prazo para conclusão. Este documento costuma levar mais de um ano para ser concluído.
O acidente
O acidente aconteceu na Avenida das Hortênsias, no bairro Avenida Central. A aeronave, de prefixo PR-NDN, decolou do Aeroporto de Canela às 9h15min e tinha como destino Jundiaí (SP).
Três minutos depois, o avião fez uma forte curva à direita e colidiu contra a chaminé de um prédio em construção. Posteriormente, bateu em uma casa e em uma loja de móveis. Os destroços atingiram ainda uma pousada.
No momento do acidente, 10 pessoas da família Galeazzi estavam a bordo do avião e não houve sobreviventes. Outras 17 pessoas, que estavam na região onde a aeronave caiu, ficaram feridas. Duas delas ainda permanecem internadas em hospitais de Porto Alegre.