REGIÃO – Através da participação do ativista e produtor cultural Duclerc Silva, delegado eleito pelo Setorial de Teatro do Rio Grande do Sul, as regiões dos Campos de Cima da Serra e Hortênsias estarão representadas na 4ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada de 4 a 8 de março em Brasília. Duclerc é natural de Bom Jesus, onde mantém uma empresa de produção cultural e oficina de iniciação teatral, e, entre outras atuações, desempenha funções de assessoria de comunicação e outras de produção em projetos como o Estação Cultural em Canela.
Como delegado eleito representante da sociedade civil gaúcha, Duclerc já participou da II e da III Conferência Nacional de Cultura, respectivamente em 2010 e 2013, sempre ocupando lugar de vanguarda nas discussões e tratativas para o desenvolvimento da cultura nacional. Integrante do Conselho Municipal de Política Cultural de Bom Jesus e do Colegiado Setorial de Culturas Populares do RS, tem envolvimento e resultados positivos com realizações em diversos segmentos culturais, destacando-se as ações nas Culturas Populares (carnaval, indígena, matriz africana), no teatro com várias peças, no audiovisual (fez um documentário e um curta-metragem como diretor e atuou como ator em outro curta), é coautor do livro Reminiscências de Bom Jesus o passado presente (Berthier 2014) e está lançando uma obra autoral com narrativa de contexto nacional.
A delegação gaúcha é composta por cerca de 50 delegados, sendo 18 eleitos pelos colegiados setoriais (Artes Visuais, Artesanato, Audiovisual, Circo, Culturas Populares, Dança, Diversidade Linguística, Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Memória e Patrimônio, Museus, Música, Teatro e Política Transversal Cultura Viva), 29 eleitos na 6ª Conferência Estadual de Cultura e mais delegados natos (Conselho Estadual e CNPC). Além destes, deverão participar ainda convidados, servidores da SEDAC e participantes observadores.