Na semana passada foi entregue a obra de reforma do espaço da Farmácia Municipal. O ato simbólico teve as presenças do prefeito Fedoca Bertolucci, do secretário municipal da Saúde, João Teixeira, e do coordenador da Assistência Farmacêutica, o farmacêutico Alexandre Roberto Kerber.
A alta demanda de medicamentos e a impossibilidade de manter um estoque maior do que 45 dias motivou a obra. Com o espaço restrito ocorria a necessidade constante de solicitações às empresas fornecedoras, inclusive passando por muitos períodos de desabastecimento pelos mais diversos fatores (falta de matéria-prima, descontinuidade de produção por parte dos laboratórios, solicitações administrativas de realinhamentos de valores). Isso motivou aumentar o espaço de armazenamento de medicamentos.
“Realizou-se um projeto para alterar o fluxo de atendimento, no qual os pacientes serão atendidos em uma nova área, construída especificamente para esta finalidade. O restante do espaço da Farmácia, onde hoje se realizam os atendimentos aos pacientes, será transformado em almoxarifado, com adaptações de novas prateleiras e estrados”, informou Alexandre.
“Com esta nova formatação dos fluxos de atendimento teremos condições de armazenar uma quantidade maior de medicamentos e materiais, que atenda a períodos de atendimento maiores, reduzindo, assim, os períodos de desabastecimento, que trazem prejuízos à população”, finalizou.