A importância do recadastramento biométrico dos eleitores e a segurança das urnas eletrônicas foram temas de evento realizado na quinta-feira, 19, na Câmara de Vereadores de Canela. O encontro contou com a presença da presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Marilene Bonzanini.
“É uma satisfação estar aqui após um ano de bastante trabalho, sempre enfatizando a importância da revisão do eleitorado, do recadastramento biométrico, implantando o processo judicial eletrônico e promovendo ações de cidadania. Precisamos que as lideranças trabalhem os mesmos aspectos, para resgatar o interesse do jovem na construção de uma sociedade mais representativa”, disse.
ALERTA
Segundo a presidente do TRE, 40% dos eleitores de Gramado já fizeram o recadastramento biométrico e o prazo termina 2022. O problema, no entanto, explicou, está em Canela, onde o prazo para a conclusão da revisão dos eleitores é no dia 11 de março de 2020 – e apenas 60% dos eleitores já procuraram o Cartório Eleitoral.
No caso de Canela, alertou a presidente do TRE, cerca de 11 mil eleitores ainda devem passar pelo processo de recadastramento nos próximos três meses, sob pena de terem o título eleitoral cancelado e não votarem nas eleições de 2020.
SEGURANÇA
Durante o evento, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Daniel Wobeto, falou sobre a segurança da informação no processo eletrônico de votação e apuração.
De acordo com Wobeto, a fabricação das urnas é supervisionada pela Justiça Eleitoral e o funcionamento fiscalizado pelo Ministério Público, partidos políticos e Polícia Federal, por exemplo, garantindo a segurança.
O ato na Câmara de Canela foi prestigiado por juízes, promotores, vereadores e lideranças políticas de Gramado e Canela.