O bombeiro Luiz Carlos Schmitt, que atuou diretamente no salvamento do bêbe engasgado na noite de quinta-feira (3), falou ao Jornal Digital Canela como tudo ocorreu (veja o vídeo da ação). Segundo ele, passava um pouco das 22hs, quando um veículo chegou no quartel e começou a buzinar no portão. “Achei que fosse alguém para avisar de um incêndio ou acidente, pois isso ocorre quando é perto do quartel”, destacou Luiz, que saiu correndo em direção ao portão eletrônico, o qual já estava sendo aberto por outro colega.
Luiz recorda que ao se aproximar encontrou um pai desesperado entregando o bebê e dizendo que estava engasgado. “Peguei a criança e imediatamente iniciei os procedimentos de acordo com os protocolos, incluindo a sucção. O bebê vomitou e voltou a respirar”, destacou o bombeiro. “Ainda falei ao pai que tudo iria ficar bem e graças a Deus tudo deu certo”, destacou.
“Sempre costumo dizer que quem salva é Deus, nós somos apenas o instrumento”, afirmou Luiz, que no próximo dia 18 estará completando 36 anos como bombeiro. Ele lembrou ainda que há três meses, uma vizinha o procurou em casa no Bairro Canelinha trazendo uma criança também engasgada e que fez procedimento semelhante e conseguiu realizar o salvamento. “Foram dois casos semelhantes em pouco tempo e que tivemos final feliz”, destacou Luiz.
O pai da menina Cecília, de apenas um mês e seis dias de vida, mora na Vila do Cedro e chegou ao local sozinho com a criança em um momento de desespero, mas que no fim tudo deu certo. Na próxima semana os pais e a menina devem fazer uma visita ao quartel para agradecer aos bombeiros que prontamente atuaram no salvamento.