CANELA | Nossa reportagem foi em busca de resposta para a pergunta do título desta matéria. No entanto, ainda não há uma resposta definitiva para a questão. O kit casa recuperado na terça-feira (25), poderia beneficiar uma família. Já os materiais de construção apreendidos na segunda etapa da operação ocorrida na sexta-feira (28) poderiam beneficiar várias pessoas, dependendo da situação. Entre os materiais apreendidos na segunda ação estavam aberturas (portas e janelas), vaso sanitário, cimento e várias telhas.
As ações realizadas na sexta-feira, tiveram como alvo, novamente a propriedade do vereador Joãozinho Silveira (MDB), onde estavam depositadas mais de 60 telhas. Os demais materiais estavam em outras propriedades que, segundo o Delegado Vladimir Medeiros, em princípio não têm relação direta com o vereador. Sobre a possibilidade de ainda haver mais materiais desviados, além dos já apreendidos, Medeiros informou que “estamos investigando”.
O caso
Na terça-feira (25) a Polícia Civil deu início a uma operação visando investigar um possível desvio de materiais que deveriam atender famílias carentes do município. Na propriedade do vereador, localizada na linha Canastra Alta foi apreendido um Kit casa, avaliado em cerca de R$ 23 mil. Segundo a apuração preliminar não havia qualquer formalização ou justificativa para este material estar na propriedade do edil.
O crime teria ocorrido em 2024, quando Joãozinho ocupava o cargo de subsecretário da assistência social e chefe da Defesa Civil. Ainda conforme as investigações preliminares, os materiais podem ter sido desviados com possível falsificação de documentos.
Silveira que foi preso durante a operação, teve sua audiência de custódia realizada na tarde de quinta-feira (27/03), sendo que o judiciário optou por converter a prisão em flagrante para preventiva. Com a negativa do pedido de liberdade feito pela defesa, Joãozinho, que estava detido na DPPA Gramado, foi transferido para o Presídio de Caxias do Sul.