A noite de terça-feira, 17, foi especial para mais de 500 crianças, adolescentes e adultos que fazem parte dos projetos sociais da Secretaria de Esporte e Lazer de Gramado (SMEL). Eles apresentaram na Sociedade Recreio Gramadense, um balanço de todas as modalidades esportivas desenvolvidas ao longo do ano.
Na ocasião, o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) e o secretário de Esporte e Lazer, Jacó Schaumloeffel, parabenizaram os professores, os pais e responsáveis que compareceram ao evento, e os alunos envolvidos nos projetos.
“Gostaria de saudar a todos e desejar que todos aproveitem este grande espetáculo que foi feito com muito esmero e dedicação por todos os envolvidos. O nosso objetivo é ampliar este projeto para contemplar, cada vez mais criança se jovens que são o futuro do nosso País”, disse o prefeito.
O secretário de Esporte e Lazer afirmou que no próximo ano os projetos serão ampliados.
“Hoje temos mais de 500 pessoas atendidas por estes projetos, e no próximo ano, teremos a ampliação e a descentralização em mais três polos: Altos da Viação férrea, Três Pinheiros e Carniel, atendendo ainda mais crianças no contraturno escolar”, destacou Schaumloeffel.
APRESENTAÇÕES
A noite de apresentações iniciou com o Ballet, projeto da Secretaria da Cultura, coordenado pela professora Maria Alice. Em seguida, foi a vez dos alunos da capoeira Ginga Gramado, do grupo Capoeira Tem Dendê, comandados pelo mestre Juruna.
O grupo de Ginástica nos Bairros, projeto social de maior participação durante o ano, também se apresentou sob a coordenação da professora Célia Steffens.
O projeto de Judô e de Karatê, que reúne mais de 80 alunos no Ginásio Perinão, sob o comando do professor Edmilson Silva, fez sua apresentação.
A noite contou ainda com a mostra da Ginástica Artística, coordenada pela professora Olena Gradinar, que atende cerca de 70 crianças e adolescentes com aulas no pavilhão da Prefeitura.
INSCRIÇÕES
As inscrições para os alunos novos abrem no dia 8 de janeiro de 2020, na mesma data reinicia a rematrícula dos alunos que já participam dos projetos. Os interessados devem comparecer na Secretaria de Esporte e Lazer, com documentos dos alunos e comprovante de residência.
Durante todo ano a Secretaria de Esporte e Lazer oferece para a comunidade diversos projetos gratuitos em modalidades esportivas. Somente em 2019, foram mais de 500 crianças, adolescentes e adultos atendidos nas categorias de futsal, futebol, voleibol, ginástica nos bairros, câmbio, ginástica artística e judô. Além disso, a secretaria apoia e oferece bolsas em projetos de Taekwondo e Hapkido, patinação artística, Jiu Jitsu, Karatê e capoeira.
Texto: Bruna Campos
Fotos: Carlos Borges