CANELA | A recente morte do Papa Francisco motivou uma homenagem especial feita pela comunidade católica de Canela, através da projeção da imagem do pontífice na fachada da Catedral de Pedra nesta terça-feira, dia 22. A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes, além de ser um tradicional templo religioso é, também, um dos pontos turísticos canelenses mais visitados no Rio Grande do Sul. O momento em que as luzes da Igreja são apagadas e apenas a imagem do Papa é vista se repetirá até o próximo domingo, dia 27, sempre das 19h30 às 23h.
Para o padre José Monteiro Filho, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Canela, a projeção do perfil de Francisco na frente da igreja, além de homenagear a figura religiosa mais importante para os cristãos, também valoriza a beleza do prédio e colabora para o turismo local, divulgando o município em todos os cantos. Ele conta que a iniciativa surgiu com os membros da comunidade católica da cidade e que já recebeu ligações de diversos veículos da imprensa nacional que buscam informações para divulgar a ação.
A projeção foi feita pelo projeto Luminata – responsável por outros espetáculos como o “Contos da Catedral – O segredo do Velho Noel”, apresentado no Natal. Rafael Zilio, empresário da Luminata, destaca que a fachada da Igreja Matriz “não só homenageia, ela reza. Reza em luz, em silêncio, em gratidão”.
Repercussão
A homenagem ao Papa Francisco em Canela repercutiu bastante nas redes sociais a partir da publicação nos perfis oficiais da Prefeitura Municipal e do prefeito Gilberto Cezar no Instagram.
O vídeo compartilhado pela Prefeitura no feed do perfil no Instagram já conta com 22 mil visualizações, 1,6 mil curtidas, 365 compartilhamentos e 40 comentários, o que reforça opiniões e suscita homenagens como a da seguidora Angela Lorenzen, que declarou na publicação: “Que privilégio viver no mesmo tempo que o senhor! Seu legado de misericórdia e compaixão toque os corações de todos os seres humanos!”.
Na página do prefeito Gilberto Cezar, o vídeo da projeção soma 533 mil visualizações. Mais de 9,4 mil pessoas encaminharam ou compartilharam o vídeo e 834 perfis comentaram (até a manhã desta quarta).
Texto: Adriana Rabassa/Prefeitura de Canela