GRAMADO – Os detalhes da programação e as atrações do X Gramado in Concert, que ocorre de 26 de janeiro a 3 de fevereiro, foram apresentados na tarde de terça-feira (23), em coletiva de lançamento no Vita Boulevard, pelo vice-prefeito Luia Barbacovi, pela presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e pelo diretor artístico do evento, Allan John Lino. Sob a regência do maestro Leandro Serafim, que também é diretor do festival, a Orquestra Sinfônica de Gramado será a responsável pelo grande concerto de abertura do X Gramado in Concert, que ocorre na sexta-feira (26), a partir das 20h, no Pavilhão 3 do Centro de Eventos Expogramado.
Além do talento da orquestra gramadense, a décima edição do evento terá atrações de diversas partes do Brasil e também do Exterior. Entre os destaques, estão a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira, a Orquestra Filarmônica de Córdoba, da Argentina, e a Banda de Música da Base Aérea de Canoas. Gramado também irá receber grupos internacionais, como o Quinteto de Sopros Aukan, do Chile, e o Grupo Nani Celloquartet, da Alemanha. Já entre os brasileiros, estão o Quinteto Acauã, da Bahia, a Orquestra Amare, de Minas Gerais, o Quarteto Zahir, de São Paulo, o Quinteto de Metais da Universidade Federal do Ceará, e o Grupo NewChoro, também do Ceará. “Teremos uma programação recheada de grandes artistas”, antecipa Allan John Lino.
Todas as apresentações são inteiramente gratuitas para o público. O principal ponto de encontro do festival será o Centro de Eventos Expogramado, que receberá um lounge exclusivo e os grandes concertos das 20h. No entanto, serão realizadas apresentações na Rua Coberta e em mais de 30 estabelecimentos hoteleiros da cidade.
Com foco na formação musical, o festival receberá cerca de 400 estudantes que irão participar de aulas com renomados professores e de práticas de orquestra. Os alunos são oriundos de 22 Estados brasileiros e de outros nove países: Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai e Peru.
CAPITAL DA MÚSICA
O vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, destaca que o festival tem a marca de Gramado. “Nossa cidade é sucesso pela coragem e empreendedorismo do seu povo. Por termos pessoas que acreditam numa ideia, a desenvolvem e a colocam em prática. Temos eventos consagrados e o Gramado in Concert é o que possui maior potencial de crescimento. Gramado se torna a capital nacional da música clássica durante o festival”, elogia Luia.