A Secretaria Municipal de Saúde levou o programa Médicos no Interior a 288 pessoas do meio rural durante este ano. Foram oportunizadas consultas aos habitantes em três localidades: Linha São Paulo, no Morro Calçado e no Chapadão, onde ficam as escolas municipais Balduino Boelter, Zeferino José Lopes e Santos Dumont, respectivamente.
De 21 em 21 dias, as consultas aconteciam em cada comunidade, de forma gratuita e sem agendamento prévio. Bastava que os interessados se dirigissem aos locais portando o cartão SUS. A última etapa do programa ocorreu no dia 11, na Escola Zeferino José Lopes.
Ao chegar, a pessoa passava por uma triagem para aguardar sua vez, a fim de ser atendida pelo médico. Conforme o diagnóstico, poderia haver encaminhamento para fisioterapia, cirurgias ou a outros serviços da rede pública, ou até mesmo o profissional ira alguma residência, dependendo da gravidade do caso.
O programa retornará às comunidades rurais em 2020, após o Carnaval, segundo planejamento da Secretaria de Saúde. “Nós temos o compromisso de atender toda a população que precisa do serviço de saúde. Levar o médico ao interior é mais fácil do que fazer o agricultor se deslocar para a cidade”, simplifica o prefeito Constantino Orsolin.
Foto: Márcio Cavalli/arquivo