Professores percorrem “O Caminho das Águas”

0
88
Publicidade

Atividade foi organizada pelas Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente – COMDEMA, da Rede Araucárias – UERGS, CORSAN e colaboradores.

Um grupo de professores da educação infantil, do ensino fundamental e médio de Canela e Gramado percorreram na sexta-feitra (10.12) um roteiro vinculado à captação, tratamento e distribuição de água, sistemas de tratamento de esgoto da área urbana até a devolução do afluente à natureza.

O programa foi acompanhado e orientado por monitores da Secretaria do Meio Ambiente, membros do COMDEMA, voluntários e técnicos da CORSAN.

Publicidade

O roteiro, denominado “Caminho das Águas”, iniciou na Barragem Blang e teve continuidade no Poço da Faca, ponto de captação da água no Rio Santa Cruz, que abastece as duas cidades.

Publicidade

Na parte da tarde, o grupo realizou visitas técnicas na Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no Distrito Industrial, bem como nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) da Vila Miná e da Santa Terezinha.

O Caminho das Águas teve por objetivo a sensibilização dos educadores para a temática do saneamento básico, preparando os educadores e interessados para o curso de “Saneamento Básico no Currículo Escolar”, que será realizado no decorrer de 2022.

De acordo com os organizadores do evento, o conhecimento adquirido com as atividades é parte relevante do projeto de capacitação de educadores ambientais nas escolas do município.

Para o secretário de Meio Ambiente, o biológo Jackson Müller o curso permite inserir a temática do saneamento no currículo escolar, alerta para os compromissos com a sustentabilidade e destaca a necessidade de compromisso de cada cidadão com o tema.

Fotos: André Fernandes

A professora Laci Gross destaca também a importância da participação dos professores da rede municipal de ensino, como forma de ampliar o diálogo e a capacitação para tratamento de um tema de tão importante relevância na atualidade.

Também participaram da atividade Lutero Cassol e Roseane Leal Santos, da CORSAN, Isabel Scheid e Marcus Graff do COMDEMA, Jair Portulan do CEMPRA, Vinicius Leão da Silva, Giuliano Konrad Bao da Secretaria de Meio Ambiente e José Carlos Assumpção da Silva (Zé Passarinho).

Publicidade