GRAMADO | Denúncias de suposta agressão, negligência e maus-tratos contra crianças da Escola Municipal de Educação Infantil Serra Encantada, em Serra Grande, Gramado, resultaram, no fim de 2024, na abertura de um inquérito policial e de uma sindicância administrativa. Três professoras chegaram a ser afastadas das funções.
Após quase um ano de apuração, o Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado pela Prefeitura de Gramado foi concluído. O parecer final absolveu as servidoras, que deverão ser reintegradas imediatamente. A decisão aponta que as acusações partiram de denúncias orquestradas e sem sustentação.
O relatório do Executivo destaca que, ao longo da investigação, surgiram provas de condutas irregulares por parte das denunciantes, entre elas vazamento de informações sigilosas, contato indevido com pais de alunos, gravações ilegais e exposição de crianças e familiares. “Não há provas de que qualquer uma das três professoras tenha praticado os fatos ensejadores do processo disciplinar”, conclui o documento.
O inquérito da Polícia Civil chegou ao mesmo resultado. A delegada Fernanda Aranha explicou que não houve indiciamento porque não foram identificadas vítimas, não havia exames clínicos que comprovassem lesões e tampouco reclamações de pais. “Também se apurou que havia certo conflito entre professores e direção”, destacou.
As denúncias que motivaram o PAD foram registradas no canal Fala Cidadão. Entretanto, os depoimentos e documentos reunidos não confirmaram as acusações. Segundo o parecer, a vice-diretora da escola teria incentivado pais e servidoras a formalizarem as denúncias, alegando possuir provas que nunca se confirmaram.
A decisão afirma que as três professoras demonstraram zelo, responsabilidade e aptidão emocional e funcional para permanecer no serviço público.
Novo procedimento
Em razão do desgaste interno revelado durante a investigação, a prefeitura abriu um novo processo para apurar a conduta de oito servidoras da mesma instituição. O objetivo é verificar possíveis violações de dever funcional, ética no serviço público e zelo institucional.
As informações são do ABCMAIS