Na quarta-feira (06), o Presídio Estadual de Canela realizou a doação de hortaliças cultivadas através da mão de obra prisional para instituições do Município. O projeto, que engloba práticas agrícolas dentro da unidade prisional, tem como um de seus objetivos integrar os apenados em atividades produtivas, oferecendo a oportunidade de aprendizado e trabalho.
O Centro Social Padre Franco, instituição que presta assistência a 230 crianças carentes da cidade, foi contemplado com 12 caixas de alface frescas. Além disso, o Hospital de Caridade de Canela também foi beneficiado, recebendo seis caixas de alface e uma de couve, oferecidas para a alimentação dos pacientes da unidade hospitalar.
As contribuições, além de atenderem às necessidades das instituições, também revelam a importância das parcerias entre elas e o sistema prisional em ações de impacto social.
Para a diretora da casa prisional, Cléria Diel, “o cultivo de hortaliças pelo sistema penitenciário, utilizando a mão de obra dos apenados, tem múltiplos benefícios. Além de fornecer alimentos frescos e saudáveis para doações, a iniciativa contribui para a ressocialização dos detentos, oferecendo-lhes uma ocupação produtiva e ensinando habilidades que podem ser úteis após sua reintegração à sociedade.”
Ainda segundo ela, ‘’esta ação exemplifica como as instituições podem trabalhar juntas em prol do bem comum, unindo esforços para fortalecer comunidades e promover a reinserção social de indivíduos que buscam uma segunda chance”.