Prefeitura promove ações de sensibilização na Semana da Conscientização do Autismo

0
87
Publicidade

Com o slogan “Gramado Veste Azul Pelo Autismo”, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Educação, realiza, entre os dias 29 de março a 02 de abril, a 1ª Semana da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em nosso município.

Ao mobilizar atenção para a causa, almeja-se conscientizar a população a partir da realização de diversas ações que colocam em pauta o Autismo, visando reduzir a discriminação e o preconceito. “Entendemos que a conscientização é parte da luta pelo respeito”, salienta a Coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Elize Souto, idealizadora do projeto.

Publicidade

Foram programadas para a semana de conscientização diversas atividades, tais como, divulgação em emissoras de rádio de Gramado e Canela, disponibilização de conteúdos informativos nas plataformas digitais, iluminação do prédio administrativo, dos pórticos de acesso ao município e os arcos da Avenida Borges de Medeiros com a cor símbolo da campanha, o azul. Os professores da rede municipal de ensino também foram convidados a trabalhar a temática em seus planejamentos remotos.

De acordo com a secretária de Educação, Simone Tomazelli, as restrições da pandemia obrigaram a Secretaria a alterar o cronograma de atividade. “Infelizmente o momento prejudicou todo o processo que havíamos elaborado, mas com a parceria de outras secretarias municipais, instituições públicas e privadas e também dos veículos de imprensa, vamos fazer um trabalho relevante de conscientização e de respeito às pessoas com Autismo”, disse.

O Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento marcado por três características fundamentais: prejuízos na interação social; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; e o padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Apesar de não ter cura, o TEA tem possibilidades de tratamentos que devem ser realizados por equipe multidisciplinar. O início precoce das intervenções é fundamental para o prognóstico, bem como para a qualidade de vida das pessoas que estão no espectro do Autismo e das suas famílias.

A ação da Prefeitura de Gramado, organizada pela Secretaria da Educação, conta com a participação das Secretarias da Cultura, Turismo, Autarquia Municipal de Turismo (Gramadotur), Departamento de Comunicação e Imprensa da Prefeitura, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), Paróquia Matriz São Pedro e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Gramado.

Você também pode contribuir com essa ação e se unir à Prefeitura de Gramado e Secretaria da Educação. Vista-se de azul, faça o registro, por meio de fotos, e publique em suas redes sociais. Não esqueça de marcar: #gramadovesteazulpeloautismo, @prefeituradegramado

Crédito: Divulgação

Publicidade