11.7 C
Canela
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioPrefeituraPrefeitura promove ações de sensibilização na Semana da Conscientização do Autismo

Prefeitura promove ações de sensibilização na Semana da Conscientização do Autismo

Publicidade

Com o slogan “Gramado Veste Azul Pelo Autismo”, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria da Educação, realiza, entre os dias 29 de março a 02 de abril, a 1ª Semana da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em nosso município.

Ao mobilizar atenção para a causa, almeja-se conscientizar a população a partir da realização de diversas ações que colocam em pauta o Autismo, visando reduzir a discriminação e o preconceito. “Entendemos que a conscientização é parte da luta pelo respeito”, salienta a Coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Elize Souto, idealizadora do projeto.

Publicidade

Foram programadas para a semana de conscientização diversas atividades, tais como, divulgação em emissoras de rádio de Gramado e Canela, disponibilização de conteúdos informativos nas plataformas digitais, iluminação do prédio administrativo, dos pórticos de acesso ao município e os arcos da Avenida Borges de Medeiros com a cor símbolo da campanha, o azul. Os professores da rede municipal de ensino também foram convidados a trabalhar a temática em seus planejamentos remotos.

Publicidade

De acordo com a secretária de Educação, Simone Tomazelli, as restrições da pandemia obrigaram a Secretaria a alterar o cronograma de atividade. “Infelizmente o momento prejudicou todo o processo que havíamos elaborado, mas com a parceria de outras secretarias municipais, instituições públicas e privadas e também dos veículos de imprensa, vamos fazer um trabalho relevante de conscientização e de respeito às pessoas com Autismo”, disse.

O Autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento marcado por três características fundamentais: prejuízos na interação social; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos; e o padrão de comportamento restritivo e repetitivo. Apesar de não ter cura, o TEA tem possibilidades de tratamentos que devem ser realizados por equipe multidisciplinar. O início precoce das intervenções é fundamental para o prognóstico, bem como para a qualidade de vida das pessoas que estão no espectro do Autismo e das suas famílias.

A ação da Prefeitura de Gramado, organizada pela Secretaria da Educação, conta com a participação das Secretarias da Cultura, Turismo, Autarquia Municipal de Turismo (Gramadotur), Departamento de Comunicação e Imprensa da Prefeitura, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA), Paróquia Matriz São Pedro e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Gramado.

Você também pode contribuir com essa ação e se unir à Prefeitura de Gramado e Secretaria da Educação. Vista-se de azul, faça o registro, por meio de fotos, e publique em suas redes sociais. Não esqueça de marcar: #gramadovesteazulpeloautismo, @prefeituradegramado

Crédito: Divulgação

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA - Nos últimos 45 dias, a Brocker Turismo tem liderado uma série de iniciativas comerciais para fomentar o turismo em Gramado e Canela, promovendo a Serra Gaúcha. "Estamos comprometidos em fortalecer ainda mais nossa região como um dos...
CANELA - A Secretaria de Meio Ambiente informa à população que a empresa responsável pelo recolhimento de resíduos verdes, em pequena quantidade, retomou seus serviços de retirada do material das ruas hoje (18.4).É importante salientar que para facilitar o...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.