Quase 20 pessoas passaram pelos locais nas primeiras horas, após precisarem desocupar suas residências em função das chuvas
NOVA PETRÓPOLIS – Os cidadãos de Nova Petrópolis que precisarem desocupar suas residências em função dos riscos causados pelos desastres naturais podem contar com os abrigos disponibilizados pela Prefeitura Municipal com o apoio de associações e igrejas. Desde que abriram as portas até a manhã desta sexta-feira, 3 de maio, a Assistência Social de Nova Petrópolis contabiliza que 18 pessoas passaram pelos locais públicos oferecidos. Algumas continuam nos abrigos e outras foram encaminhadas para casas de familiares.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) realiza o encaminhamento dos desabrigados, bem como recebe as doações da comunidade. O Cras funciona na avenida Três de Maio, 134, e terá plantão de atendimento no final de semana, dias 4 e 5 de maio, das 7h30 às 18h nos dois dias.
Abrigos
No centro da cidade, a Igreja Evangélica é o abrigo de referência. Na Vila Germânia, no Ginásio Rubem Seibt, a Prefeitura disponibiliza outro local para estadia enquanto não é possível aos desabrigados retornar às residências situadas em áreas de risco. Além desses dois espaços, outros abrigos públicos também estão sendo disponibilizados para receber aqueles que precisam, nos bairros Logradouro e Pousada da Neve.
No Pinhal Alto, voluntários organizaram abrigos entre a Sociedade União Fraternal e a Comunidade Católica. Em Linha Brasil, a referência é a Hospedaria Bom Pastor, que receberá quem precisar de auxílio.
Das 18 pessoas abrigadas, algumas permanecem nos locais públicos durante esta sexta-feira e outras foram encaminhadas para casas de familiares a pedido delas próprias.
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Nova Petrópolis informou que fez a retirada de 11 pessoas de locais de risco até esta manhã. A guarnição está realizando o trabalho de resgate em pontos de difícil acesso do município.
Doações
Neste momento, o Município necessita com maior urgência de doação de alimentos. Os itens serão usados para distribuir às famílias que continuam em suas residências, mas não conseguem sair, e para preparar a alimentação daqueles que estão abrigados.
Também é necessária a doação de materiais de higiene (sabonete, shampoo, escova e pasta de dente, absorventes e fraldas infantis), de limpeza (detergente, desinfetante, água sanitária, rodo, balde), além de roupas, calçados e roupas de cama e banho.
As doações podem ser entregues no Cras (avenida Três de Maio, 134) e na Delegacia de Polícia da cidade (rua Frederico Michaelsen, 404).