SÃO FRANCISCO DE PAULA – Durante a quinta-feira (25/01), a Polícia Ambiental realizou uma Operação de Combate a Pesca Predatória e Ilegal na Barragem do Blangue. A atividade tinha como objetivo coibir crimes de pesca irregular nas águas internas, rios e reservatórios do Sistema Salto, no município de São Francisco de Paula.
Por meio de patrulhamento embarcado foram abordados pilotos de embarcações e pescadores nas margens da Barragem e em acampamentos. Foram apreendidas 77 bóias loucas, petrecho de pesca considerado proibido. O material é confeccionado com uma linha de pesca, anzol e bóia apenas. É lançado com isca e fica solto no recurso hídrico. O fato relevante é considerado crime, é a possibilidade do peixe fisgar o equipamento e puxar a bóia até local incerto, o que além de matar o animal provoca sofrimento desnecessário.
Durante a operação não houve a possibilidade de identificar o proprietário do material ilegal, e ninguém foi preso. Operações desta natureza vão seguir ocorrendo em dias e locais alternados.