Os Policiais Ambientais (Patram), da Brigada Militar, adotaram novo uniforme, agora camuflado. As peças foram desenvolvidas para promover conforto térmico e mais segurança aos policiais ambientais. A estampa do novo uniforme, denominada Pampa Atlantic Forest, presta homenagem aos dois principais biomas do Rio Grande do Sul: Pampa e Mata Atlântica.
A nova farda era uma demanda antiga da Polícia Ambiental do Estado, A Polícia Ambiental da Brigada Militar era a única do Brasil que ainda não tinha um fardamento camuflado.
Conforme o comandante do Pelotão Ambiental de Canela, 1° Ten Marco Antônio Ritter, “na maioria das vezes nossas ações e operações ocorrem no ambiente rural, em matas e rios, o uniforme camuflado permite a aproximação de acampamentos com maior discrição e segurança, além de garantir uma boa apresentação pessoal, mesmo após o incursões em matas e rios, visto que o novo fardamento disfarça manchas como barro e líquidos”.
Para o comandante, é importante que a comunidade conheça o novo fardamento e saiba identificar quando vir as equipes do Policiamento Ambiental da Brigada Militar.
Foto: Soldado Eliandro