Na tarde de sexta-feira (08), a Polícia Civil prendeu o homem suspeito de ser o autor do homicídio que vitimou João dos Santos Moreira Júnior, de 29 anos, fato ocorrido na noite de 17 de agosto em um bar na Várzea Grande em Gramado. Na ocasião, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo, chegando a ser socorrida, mas veio a óbito no caminho para o hospital.
A prisão, de natureza preventiva, decorreu das investigações realizadas pela Polícia Civil, sendo decretada pela Justiça de Gramado, com parecer favorável do Ministério Público. Conforme as investigações, o crime foi motivado por vingança, já que a vítima João havia sido responsável pela morte de um sobrinho do suspeito, fato ocorrido dias antes no mesmo local.
O suspeito chegou a se apresentar à Polícia Civil dias após o crime, acompanhado de advogado, mas se reservou ao direito de permanecer em silêncio. Após, o investigado fugiu da cidade, não sendo mais localizado no seus endereços conhecidos e dos seus familiares. A partir daí, após intenso trabalho de investigação e inteligência, apurou-se que o investigado passou alguns dias em uma cidade do Vale dos Sinos e, depois, foi para a localidade de Cazuza Ferreira, interior de São Francisco de Paula, onde foi preso nesta data.
A prisão foi realizada pela Delegacia de Polícia de Gramado, responsável pelas investigações, com apoio e troca de informações com a Delegacia de Polícia de São Francisco de Paula. O Delegado Gustavo Celiberto Barcellos, Titular da 2 Delegacia de Polícia Regional e responsável pela Delegacia de Gramado, ressaltou a competência, dedicação e empenho da Equipe Policial, que realizou a prisão do suspeito em localidade afastada e de difícil acesso, contando com informações fundamentais fornecidas pela Equipe Policial de São Francisco de Paula.
Conforme Barcellos, o grave crime teve grande repercussão e causou intranquilidade à comunidade gramadense, especialmente do Bairro Várzea Grande, onde o crime ocorreu, com a execução iniciando em frente à estabelecimento comercial onde estavam diversas pessoas. Após os trâmites legais, o suspeito foi recolhido ao sistema prisional.