17.2 C
Canela
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioSegurançaPolícia Civil lançou campanha Navegue com Segurança, em combate a golpes na...

Polícia Civil lançou campanha Navegue com Segurança, em combate a golpes na internet

Publicidade

Na manhã de sábado (20), a Polícia Civil lançou, em suas redes sociais, a campanha Navegue Com Segurança, com o objetivo de alertar a população sobre um golpe que vem sendo perpetrado através de aplicativo de mensagem (WhatsApp), bem como orientar sobre como proceder para não se tornar vítima desse golpe.

Em época de festas de final de ano e início das férias a Polícia Civil se preocupa com a segurança da população, inclusive nos meios digitais, para que as festas não se tornem uma experiência negativa. Como muitas pessoas passam as férias na praia, a campanha recebeu seu nome em alusão ao mar e a navegação online, ambiente em que compras e vendas são realizadas.

Publicidade

Segundo o delegado André Lobo Anicet, o golpe ocorre da seguinte forma: a vítima faz um anúncio em um site de vendas como OLX ou Mercado Livre. O golpista pega o número de telefone da vítima no site e entra em contato, informando que é preciso atualizar o cadastro no site. Para ativar a atualização é necessário que a vítima informe um código de seis dígitos que foi encaminhado para seu celular. Esse código de seis dígitos é na verdade um código de ativação do aplicativo de mensagens WhatsApp. Assim o golpista ativa o WhatsApp da vítima em um celular diverso do dela e manda mensagens para todos os contatos da vítima pedindo dinheiro. Os contatos, acreditando que a mensagem é da vitima, atendem a solicitação enviando valores em dinheiro conforme orientado pelas mensagens.

Publicidade

O delegado alerta que se você ou alguém que você conhece acredita ter sido vítima desse golpe, deve entrar em contato com o WhatsApp da Polícia Civil (51) 98444-0606 para obter maiores informações. Enquanto isso, por segurança, realize os seguintes passos:

1) Habilite a dupla verificação em seu WhatsApp;
2) Não repasse códigos recebidos por SMS, sem antes verificar a veracidade da solicitação;
3) Fique atento a mensagens recebidas solicitando dinheiro;
4) Verifique a agência e conta bancária do destinatário. Com uma simples consulta ao Google é possível saber se a conta é de fora do estado. Se for, desconfie.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA -  A Terceirona de Futsal de Canela segue tendo como destaque muitos gols e jogos emocionantes. No entanto, na semana passada a competição registrou uma briga generalizada entre atletas das equipes do Boleiros e Águia Futsal. Como prevê...
GRAMADO - Como forma de comemorar os cinco anos desde que foi fundada, a pizzaria O Mestre Gramado prepara uma promoção que vai marcar o dia 26 de abril de 2024. Neste dia, sexta-feira, a pizzaria abrirá ao público...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.