A Polícia Ambiental, com sede em Canela, realizou duas ações nesta terça-feira (28). Numa delas resgatou um ouriço que estava ferido em Gramado. Na outra autuou o proprietário de um empreendimento no interior de Canela pela realização de obra irregular.
Em Gramado, os Policiais Ambientais realizaram o atendimento e salvamento de um exemplar de ouriço, que foi encontrado ferido por populares no bairro Piratini. O ouriço, era jovem, e apresentava ferimento nas patas traseiras. Após o resgate, o animal foi encaminhado para receber cuidados médicos, e posteriormente ser encaminhado a centro especializado ou solto em vida livre.
Apesar de sua aparência assustadora, o ouriço, também chamado de porco-espinho, é um animal extremamente dócil, e usa seus espinhos apenas para defesa contra ameaças e predadores, e, ao contrário das lendas, não tem capacidade de “lançar” os espinhos a distância, para haver algum acidente, é necessário que seja tocado de forma agressiva. Por possuir hábitos noturno, é comum ser avistado em árvores, ou telhados de casas muito quieto (dormindo) durante o dia, passando a impressão de estar precisando de auxílio, mas não, na maioria das vezes apenas está descansando de uma longa noite. No caso de avistar um ouriço, que não esteja ferido, evite o contato de seu cão e de crianças com ele, e deixe-o seguir seu caminho.
Danos ambientais
Ainda na terça-feira, desta vez no interior de Canela, os Policiais Ambientais realizaram atendimento de denúncia de supressão irregular de vegetação. No local foi identificado a ampliação de atividade de pesqueiro e a implementação de Camping.
As atividades de ampliação não possuíam Licença da autoridade competente, no local ainda foi identificado uma motosserra sem a devida LPU (Licença de Porte e Uso), sendo realizada a apreensão e adotadas as medidas legais cabíveis aos responsáveis pelo empreendimento.