CANELA/GRAMADO | A Polícia Ambiental realizou a Operação Força Verde, com ênfase no Patrulhamento das unidades de conservação nos municípios de Canela e Gramado. As atividades foram desenvolvidas na segunda-feira (13/01).
Em Canela, a operação ocorreu na Floresta Nacional de Canela, sob administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, está inserida no Bioma Mata Atlântica, contando com 557,66 hectares. Já foram avistadas as espécies Papagaio-de-peito-roxo, Papagaio-charão, Gato-do-mato entre outras, vivendo na UC. A FLONA Canela recebe visitantes em particular ou grupos agendados e desenvolve várias atividades, vide site ICMBio. Após realização de patrulhamento motorizado pelo interior da unidade não foram encontradas irregularidades.
Em Gramado, a ação ocorreu na Unidades de Conservação (UC). As UC, em geral, são áreas especialmente protegidas, possuem regramento de uso de sua fauna e flora, possuem fundamental importância para a preservação de ecossistemas, proporcionando pesquisas científicas, manejo e educação ambiental na busca pela conservação do meio ambiente.
O Parque Natural Municipal dos Pinheiros, é administrado pela Secretaria de Meio Ambiente de Gramado, conta com 133 hectares aproximadamente, e está classificado como Unidade de Conservação de Proteção Integral, pelo Decreto 66/2020. Em consequência da sua classificação, seu objetivo é de preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. Basicamente não há possibilidade de, por exemplo, pescar em seu lago qualquer espécie de peixe, e as infrações ou crimes cometidos em seu interior são agravados por legislação específica. Após a realização de patrulhamento motorizado, não houve verificação de irregularidades.