Na sexta-feira (8), a Polícia Ambiental atendeu denúncias de poluição no município de Santa Maria do Herval, onde realizou a prisão dos proprietários de um frigorífico, por danos ambientais. As notícias traziam informações que um frigorífico e um depósito de carnes, ambos dos mesmos proprietários, estaria lançando os efluentes (resíduos líquidos) diretamente na natureza.
Em vistoria aos locais denunciados, no depósito foi constatado que de fato, o ralo dos equipamentos de lavagem das botas dos funcionários e o ralo de lavagem interna do depósito estavam canalizados diretamente para o esgoto pluvial e por consequência em um córrego que passa na propriedade. Além disso, no frigorifico, foram constatados vazamentos no sistema de escoamento, onde os resíduos da produção escoam para a tubulação pluvial. No mesmo local, constatou-se que as calhas de escoamento das rampas de lavagem dos caminhões estão canalizadas diretamente ao esgoto pluvial.
Constatou-se ainda, no interior, junto ao escritório o depósito de combustíveis, detergentes e outros substancias nocivas, todas depositadas em local inapropriado e sem piso impermeável. Mediante os fatos, fiscais municipais foram acionados, os quais lavraram os documentos administrativos cabíveis, e atestaram a poluição.
Assim, foi dada voz de prisão aos dois homens, os quais foram apresentados na delegacia para registro da ocorrência.