Para simbolizar o encerramento das atividades de Educação Ambiental realizadas no Parque dos Pinheiros, no ano de 2019, adolescentes e idosos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Piratini, participaram de um plantio de mudas de espécies nativas.
O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) e a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, acompanharam as atividades do grupo.
“Ao fazer parte da plantação de uma árvore aqui no parque vocês vão sentir um pertencimento, e proprietários do espaço. E como proprietários terão o papel de fiscalizar e contribuir para que este local continue preservado”, disse o prefeito.
Durante este ano o parque esteve aberto para visitação em datas previamente programadas, permitindo a visitação de grande número de pessoas, entre turistas e cidadãos gramadenses, que tiveram a oportunidade de conhecer um dos lugares com beleza natural mais importantes de Gramado.
Em 2019 recebeu instituições de ensino, sendo visitado por centenas de alunos que realizaram trilha ecológica guiada, onde puderam aprender um pouco mais sobre preservação. Da mesma forma, recebeu grupo de idosos que utilizaram a área do parque para fazerem exercícios ao ar livre, em contato com a natureza. Foi utilizado como espaço para fomentar a curiosidade e o interesse pela ornitologia, através de Oficinas de Observação de Aves, explorando a grande variedade de aves do local.
O parque também serviu de base para capacitação de professores de biologia, sendo seus recursos ambientais usados para estimular e ampliar a visão dos métodos de estudo em biologia.
CALENDÁRIO
As atividades no Parque dos Pinheiros retornarão em janeiro e o calendário das datas de abertura do Parque estarão disponíveis na página da Secretaria do Meio Ambiente, no Facebook.
TRILHA
Após o plantio, os idosos e adolescentes, orientados pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), tiveram a oportunidade de conhecer e explorar as trilhas em meio à mata nativa.
Texto: Bruna Campos (com informações da Secretaria do Meio Ambiente)
Fotos: Sophia Dienstmann