10.7 C
Canela
quinta-feira, abril 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
InícioEducaçãoPlano para retomada das aulas em Canela é apresentado aos vereadores

Plano para retomada das aulas em Canela é apresentado aos vereadores

Publicidade

A secretária de Educação de Canela, Janete da Silva Santos e o secretário de Governança, Planejamento e Gestão, Marcelo Savi, estiveram presentes em uma reunião na manhã desta quarta-feira (27), na sede do Poder Legislativo, para apresentar aos vereadores o plano de retomada das aulas na rede municipal de ensino. Participaram do encontro os vereadores Alfredo Schaffer, Carla Reis, Emília Fulcher, Jerônimo Terra Rolim, Roberto Grulke e José Vellinho Pinto.


As aulas serão retomadas de forma escalonada, conforme a faixa etária dos estudantes. A Educação Infantil retorna no dia 8 de fevereiro com ocupação máxima de 50% das vagas por turma e revezamento por turnos: metade dos alunos estuda no turno da manhã, enquanto que a outra metade terá aulas no turno da tarde. Já o Ensino Fundamental Final (6º ao 9º ano) recomeça no dia 22 de fevereiro e o Ensino Fundamental Inicial (1º ao 5º ano) retorna no dia 1º de março, com adoção do sistema híbrido. Ou seja: 50% dos estudantes comparecem nas aulas presenciais em uma semana, enquanto que os outros 50% recebem atividades em casa e vice-versa.

Publicidade

PROTOCOLOS DESENVOLVIDOS JUNTO COM A SMS E O COE


Na ocasião a secretária Janete Santos explicou como ocorreu o trabalho de preparação para a retomada das atividades, desenvolvido junto com a Secretaria Municipal de Saúde e o COE – Centro de Operações de Emergência, destacando as medidas que serão adotadas nas escolas visando a prevenção do coronavírus. “Os cuidados começam ainda no transporte escolar, com distanciamento entre os alunos e redução do número de passageiros. Todas as escolas também receberam equipamentos de proteção individual para os profissionais e termômetros para aferição da temperatura dos estudantes”, revela Janete.
Outra medida foi a criação de uma sala de contingência em cada escola para que em caso de sintomas de síndrome gripal o aluno seja imediatamente afastado dos demais. A secretária Janete Santos lembra que o regresso dos estudantes é opcional e fica a critério dos pais ou responsáveis. “A escolha é livre e o aluno que ficar em casa não corre risco algum de perder a vaga”, afirma Janete. O uso de máscara será obrigatório aos professores, servidores das escolas e estudantes com mais de seis anos de idade.

Publicidade

CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES


Aproveitando o encontro com os vereadores, o secretário Marcelo Savi apresentou um projeto para a contratação de 28 professores para atender a demanda da educação municipal, principalmente neste período de volta às aulas em meio a uma pandemia. O projeto seguirá para a Câmara e será apreciado nas próximas semanas. “Vamos oferecer uma estrutura completa para o retorno, tanto em questões físicas e de equipamentos, como de profissionais”, projeta Marcelo.

Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
Histórica hospedagem da Serra Gaúcha, o Parador Hampel, é a atração do projeto de Educação Patrimonial que retorna a São Chico em 2024. Documentário estreia em junho e a comunidade pode participar de visitas guiadas na propriedade. SÃO FRANCISCO DE...
CANELA - Nos dias 16 e 17 de abril, a Prefeitura de Canela promoveu uma importante reunião para apresentação dos Programas de Segurança e Saúde Ocupacional (PSSO). O encontro teve como objetivo informar os secretários municipais sobre os programas...
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.