A secretária de Educação de Canela, Janete da Silva Santos e o secretário de Governança, Planejamento e Gestão, Marcelo Savi, estiveram presentes em uma reunião na manhã desta quarta-feira (27), na sede do Poder Legislativo, para apresentar aos vereadores o plano de retomada das aulas na rede municipal de ensino. Participaram do encontro os vereadores Alfredo Schaffer, Carla Reis, Emília Fulcher, Jerônimo Terra Rolim, Roberto Grulke e José Vellinho Pinto.
As aulas serão retomadas de forma escalonada, conforme a faixa etária dos estudantes. A Educação Infantil retorna no dia 8 de fevereiro com ocupação máxima de 50% das vagas por turma e revezamento por turnos: metade dos alunos estuda no turno da manhã, enquanto que a outra metade terá aulas no turno da tarde. Já o Ensino Fundamental Final (6º ao 9º ano) recomeça no dia 22 de fevereiro e o Ensino Fundamental Inicial (1º ao 5º ano) retorna no dia 1º de março, com adoção do sistema híbrido. Ou seja: 50% dos estudantes comparecem nas aulas presenciais em uma semana, enquanto que os outros 50% recebem atividades em casa e vice-versa.
PROTOCOLOS DESENVOLVIDOS JUNTO COM A SMS E O COE
Na ocasião a secretária Janete Santos explicou como ocorreu o trabalho de preparação para a retomada das atividades, desenvolvido junto com a Secretaria Municipal de Saúde e o COE – Centro de Operações de Emergência, destacando as medidas que serão adotadas nas escolas visando a prevenção do coronavírus. “Os cuidados começam ainda no transporte escolar, com distanciamento entre os alunos e redução do número de passageiros. Todas as escolas também receberam equipamentos de proteção individual para os profissionais e termômetros para aferição da temperatura dos estudantes”, revela Janete.
Outra medida foi a criação de uma sala de contingência em cada escola para que em caso de sintomas de síndrome gripal o aluno seja imediatamente afastado dos demais. A secretária Janete Santos lembra que o regresso dos estudantes é opcional e fica a critério dos pais ou responsáveis. “A escolha é livre e o aluno que ficar em casa não corre risco algum de perder a vaga”, afirma Janete. O uso de máscara será obrigatório aos professores, servidores das escolas e estudantes com mais de seis anos de idade.
CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES
Aproveitando o encontro com os vereadores, o secretário Marcelo Savi apresentou um projeto para a contratação de 28 professores para atender a demanda da educação municipal, principalmente neste período de volta às aulas em meio a uma pandemia. O projeto seguirá para a Câmara e será apreciado nas próximas semanas. “Vamos oferecer uma estrutura completa para o retorno, tanto em questões físicas e de equipamentos, como de profissionais”, projeta Marcelo.