Nesta segunda-feira (04) a Polícia Ambiental (Patram) realizou fiscalização na zona rural de Gramado e também no Distrito Industrial em Canela. Os policiais também atenderam uma denúncia sobre uma possível criação irregular de pássaros, o que acabou não se confirmando.
Na parte da tarde, os policiais militares do 2º Pelotão de Policiamento Militar Ambiental de Canela, realizaram o atendimento de denúncia de cativeiro de pássaros nativos, no bairro Piratini, município de Gramado. Foi realizado a inspeção em uma residência, sendo contatado a criação de diversos exemplares de pássaros silvestres, das espécies Azulão, Canário da Terra e Trinca-Ferro. Ocorre que responsável é criador de passeriformes autorizado pelo IBAMA, possuindo Cadastro Técnico Federal para a atividade, bem como o plantel se encontra devidamente anilhado e registrado junto ao órgão ambiental. Durante a ação não foram constatadas irregularidades.
Em seguida os policiais ambientais realizaram patrulhamento ambiental rural nas localidades de Linha Ávila Baixa, interior do município de Gramado. Durante a ação foi montada barreira policial em local estratégico, com o intuito de coibir o crime de caça ilegal, bem como demais crimes de toda ordem. Durante a atividade não foi constatada ilegalidades.
Os Policiais Ambientais ainda realizaram ações de fiscalização ambiental no distrito industrial do município de Canela. Visando coibir os crimes de poluição e outros crimes relacionados. Foi realizado diligências no local, bem como verificação quanto ao licenciamento ambiental da área em questão. O distrito industrial de Canela possuí uma área de 58,19 hectares, e seu licenciamento é emitido pela FEPAM, conforme consta na licença de operação apresentada pela Secretária de Meio Ambiente do município de Canela. Durante a ação de fiscalização não foram constatadas irregularidades.