GRAMADO | O Palácio do Kikito, conhecido também como Museu do Festival de Cinema de Gramado, preparou uma programação diversificada e educativa para o mês de outubro, com atividades que vão desde exibições de filmes infantis até ações itinerantes nas escolas de Gramado e Canela, celebrando o Mês das Crianças e outras datas importantes. A programação reafirma o compromisso do Palácio do Kikito em promover a cultura, o cinema e a educação, criando espaços de interação e aprendizado para todas as idades.
O Cineminha do Palácio do Kikito apresenta o curta-metragem “Lipe, Vovô e o Monstro” durante todo o mês. Vencedor da Mostra de Curtas Gaúchos do 44º Festival de Cinema de Gramado em 2016, onde conquistou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção de Arte. A história acompanha Lipe, um menino que descobre um segredo de seu avô durante uma pescaria e acaba fazendo uma nova e inusitada amizade. O filme, dirigido por Carlos Mateus Silva Souza e Felippe Steffens, será exibido das 11h às 19h.
As atividades educativas incluem visitas mediadas e conversas sobre arte com a artista Rita Gil, destinadas a escolas da região. No dia 3 de outubro, às 13h, alunos da Escola Dom Feliciano, de Gravataí, participarão da visita. Já no dia 17 de outubro, será a vez dos estudantes do Colégio Pastor Dohms, de Capão da Canoa, às 13h30. A proposta dessas visitas é promover o diálogo sobre arte e cultura, aproximando os jovens do patrimônio artístico e cinematográfico de Gramado.
O Palácio do Kikito também promove ações comemorativas como a celebração ao Dia Nacional do Idoso, no dia 1º, com entrada gratuita para idosos, das 11h às 19h. Também haverá gratuidade para crianças de até 12 anos, de 11 a 13 de outubro, em homenagem ao Dia das Crianças, e no Dia dos Professores, 15 de outubro, todos os educadores terão entrada livre.
Cabe destacar a exposição itinerante Kikito em Cena: Uma Biografia do Deus do Bom Humor, que homenageia o ícone do cinema brasileiro e latino-americano, percorrerá as escolas de Gramado e Canela ao longo do mês. A mostra, que inclui um curta-metragem sobre a história do Kikito, busca envolver as comunidades escolares com oficinas e palestras que destacam a importância cultural do personagem e de Gramado no cenário cinematográfico. De 1º a 31 de outubro, a exposição estará na EMEF Vicente Casagrande, em Gramado, de segunda a sexta, das 8h às 17h. No dia 23 de outubro, às 8h, haverá uma oficina especial sobre o Kikito e seu papel como patrimônio cultural.
Vale lembrar ainda do Cinema Itinerante no Mês das Crianças com a exibição de O Menino no Espelho, um filme dirigido por Guilherme Fiuza Zenha, que conta a história de Fernando, um garoto de 10 anos que sonha em ter um sósia para fazer suas tarefas enquanto ele aproveita a diversão. O longa será exibido no dia 10 de outubro, às 10h, também na EMEF Vicente Casagrande.