A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está trabalhando em diversas obras no bairro Várzea Grande, em Gramado. Com a instalação de dois poços artesianos e uma adutora 250mm em cerca de 2.800 metros, que levará a água destes poços citados até o reservatório localizado na Avenida Miguel Tissot, a localidade deve ter autonomia no abastecimento de água. Este sistema beneficiará aproximadamente 8.600 pessoas.
Um dos poços artesianos, com 472 metros de profundidade, pegará água do aquífero Guarani e deve atingir 100 mil litros por hora. O outro poço artesiano tem capacidade para captar 30 mil litros por hora.
Já o reservatório em inox que será instalado na Miguel Tissot terá capacidade de armazenar 500 mil litros de água.
A obra foi dividida em duas etapas:
Etapa 1: Construção de base de concreto, 1.490 metros de adutora 250 mm, instalação dos reservatórios e instalação do poço no pavilhão de chocolates.
Etapa 2: Instalação do poço Henriqueta, subestação elétrica e estação de recalque de água. Instalação do restante da adutora, 1.310 metros em 250 mm.
O Prefeito de Gramado, Fedoca Bertolucci, esteve na última semana acompanhando o trabalho que está sendo realizado, e reitera que esta e outras obras de melhoria do abastecimento de água são resultados da boa relação que está sendo construída entre o município e a Corsan para beneficiar a comunidade.