26.3 C
Canela
sexta-feira, março 29, 2024
spot_img
spot_imgspot_img
InícioRegiãoNova Petrópolis projeta retorno às aulas presenciais para 21 de setembro

Nova Petrópolis projeta retorno às aulas presenciais para 21 de setembro

Publicidade

A Administração Municipal e o Comitê de Crise Coronavírus Nova Petrópolis reuniram-se nesta terça-feira, dia 18 de agosto, no Plenarinho a ACINP. A apresentação do plano de ação para o retorno das escolas às aulas presenciais foi a pauta do encontro. Nova Petrópolis projeta para 21 de setembro a retomada das aulas do Ensino Superior e Ensino Médio privado, sendo 50% presencial e 50% remoto. Não há previsão de retorno da Educação Infantil.

Recentemente, o Governo do Estado sugeriu o dia 31 de agosto para o retorno presencial das aulas para a Educação Infantil. A Administração Municipal de Nova Petrópolis, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SEMECD) e o Comitê de Crise Coronavírus, posicionaram-se contrários à proposta do calendário sugerido pelo Governo do RS.

Publicidade

“Nova Petrópolis está agindo com absoluta cautela no que diz respeito ao retorno presencial das aulas. Precisamos estar seguros, alunos, professores e funcionários. Enquanto isso, desde 9 de abril, o ensino remoto segue a pleno em toda a rede Municipal, com atividades remotas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e entrega física para quem não tem acesso ao AVA”, ponderou a secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Cristiane Kieling.

Publicidade

Nova Petrópolis está se preparando e se organizando para o retorno em condições mais favoráveis. O retorno está sendo pensado nas seguintes condições: as três redes de ensino de Nova Petrópolis voltam juntas, de forma escalonada, 50% presencial e 50% remoto, sem ofertar o turno contrário ou contraturno; previsão inicial de retorno para setembro, se a curva de contágio estiver decrescendo; estar, no mínimo, com a estabilidade da Bandeira Laranja; todas as escolas com os seus Alvarás Sanitários em dia; equipamentos de proteção individual (EPIs) e Planos de Contingência aprovados.

Enquanto o cenário não apresenta tais condições para o retorno das atividades presenciais, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto atua na implementação de Comitês de Operações Emergenciais (COEs) Locais em cada escola, formado por um membro da equipe diretiva, um responsável da comunidade escolar e um responsável pela higienização da escola, que receberão capacitação antes do efetivo retorno. A Secretaria de Educação também atua na avaliação dos planos de contingência já apresentados pelas escolas Municipais e particulares.

O Município já adquiriu termômetros digitais, tapetes para higienização com hipoclorito, EPIs para os servidores da educação e para motoristas e ônibus que fazem o transporte de alunos. Estuda embalagens para os lanches, que serão individualizados, e fará a limpeza de todos os aparelhos de ar-condicionado das escolas Municipais. A SEMECD também irá disponibilizar um vídeo para os pais visualizarem como serão os procedimentos de higienização, desde o ingresso no transporte escolar até a chegada na escola.

Veja o calendário sugerido pelo Município para a retomada das aulas, sendo 50% presencial e 50% remoto, ou seja, uma semana estudando na escola e uma semana estudando em casa:

21/09/20 – Ensino Superior e Ensino Médio privado
28/09/20 – Ensino Médio Estadual e EJA Ensino Médio – Diurno e Noturno
05/10/20 – Ensino Fundamental – 6º ao 9º Ano (privado e público)
19/10/20 – Ensino Fundamental – 1º ao 5º Ano (privado e público)
Sem previsão de retorno da Educação Infantil

“Estamos nos organizando para a retomada das aulas presenciais, tomando todas as providências para garantir a segurança de todos. Mas, vamos agir com extrema cautela. As atividades nas escolas só retornarão se tivermos condições mais favoráveis”, declarou o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn, ao salientar que a Administração Municipal e o Comitê de Crise Coronavírus Nova Petrópolis devem se reunir novamente na primeira semana de setembro para atualizar o cenário e reavaliar se as condições são favoráveis à retomada.

Publicidade


Publicidadespot_imgspot_imgspot_img
Artigos Relacionados
Leia também
CANELA -  Os últimos detalhes para a realização do Municipal de Futsal da 3ª Divisão, a Terceirona, foram definidos em reunião realizada na noite de quinta-feira (28). Na ocasião, após a entrega das fichas se confirmou que o certame...
CANELA - O secretário de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura de Canela Marcelo Savi deixou o cargo nesta terça-feira (26.3) para retornar a Câmara de Vereadores.“Vamos dar continuidade ao trabalho de Marcelo Savi, estamos com alguns projetos que já...
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Populares

Leia Mais

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Entre no nosso grupo de notícias.
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.