15.2 C
Canela
sábado, novembro 23, 2024
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_img
InícioNotíciasMeio Ambiente reúne Conselho Municipal de Saneamento

Meio Ambiente reúne Conselho Municipal de Saneamento

Publicidade

A primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Saneamento (CMS) ocorreu na quarta-feira, 15, no auditório da Prefeitura. No encontro foram discutidos temas relacionados ao funcionamento do CMS, como abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagens e resíduos em Gramado, e emitido uma primeira recomendação. O prefeito em exercício, Evandro Moschem (MDB), participou da abertura da reunião.

Os conselheiros também receberam informações sobre as ações do Executivo, realizadas no âmbito do contrato de concessão da Corsan, incluindo as questões de revisão e fiscalização contratual.

RECOMENDAÇÃO DO CMS
Que o Executivo Municipal adote ações a fim de garantir recursos para o investimento da ampliação da captação, tratamento e distribuição de água para Gramado, a partir da avaliação do ajuizamento de ação judicial; sugere melhorias na estrutura operacional da unidade da CORSAN em Gramado, especialmente, pelo elevado número de demandas na área do esgotamento sanitário; sugere seja dado conhecimento ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) da situação do saneamento ambiental do Município e a insuficiência da destinação de recursos pela CORSAN.

CMS
Criado pela Lei 3.751, de junho deste ano, o CMS é um órgão colegiado de caráter consultivo, deliberativo e normativo na formulação da política municipal de saneamento, composto por 13 membros, representantes do Executivo e da sociedade civil.

Secretaria do Meio Ambiente:
Presidente: Cristiane Bandeira;
Suplente: Vilson Dewes Junior.

Secretaria da Fazenda:
Titular: Giovanni Galgaro;
Suplente: Jandir Fraga Anorte.

Secretaria do Turismo:
Titular: José Carlos Ramos de Almeida;
Suplente: Lilian Casagrande Koppe.

Secretaria de Planejamento, Urbanismo, Publicidade e Defesa Civil:
Titular: Arthur Fernandes Domingos;
Suplente: Vitor Hugo Boreges Cardoso.

Secretaria da Saúde:
Titular: Marina Tiane Toniolo Tavares;
Suplente: Cristiano Gabriel da Silva Ackermann.

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento:
Titular: Anderson Corrêa Boeira;
Suplente: Sandro Markowski.

VISÃO – Agência de Desenvolvimento da Região das Hortênsias:
Titular: Vitor Bonato;
Suplente: Jorge David Mezzomo.

Associação dos Moradores do Bairro Piratini:
Titular: Waldir Wille;
Suplente:Marlon Portulan.

CORSAN:
Titular:Acir Silva da Costa;
Suplente: Ermógenes Bodanese.

ONG MARH – Movimento Ambientalista Região das Hortênsias:
Titular: Paulo Ricardo Moschen;
Suplente: Paulo Ricardo Drecksler.

AGACEI – Associação Gramadense de Arquitetos, Construtores, Engenheiros e Incorporadores:
Titular: Sandro Bazzan;
Suplente: Marcos Antônio Macagnan.

SINDTUR – Sindicato Patronal da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias:
Titular: Lisa Gottschalk;
Suplente: Carina Boff.

Associação dos Moradores do Bairro Várzea Grande:
Titular: Dirlei Roberto Benetti Swaiser.

A próxima reunião do CMS foi agendada para o dia 29.

Fotos: divulgação

Secretária do Meio Ambiente e presidente do CMS, Cristiane Bandeira, com o biólogo Thiago Henkes na reunião do CMS.
Publicidade


Artigos Relacionados
Leia também
CANELA | Nesta quinta-feira, 21, a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Câmara de Vereadores de Canela, representada na ocasião pelos vereadores Felipe Caputo e José Vellinho Pinto, recebeu representantes do Hospital de Caridade de Canela (HCC)...
CANELA | Entre os dias 26 e 29 de novembro, a enfermeira Cristina Moura, coordenadora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central de Canela, representará o município no XV Congresso Brasileiro de Enfermagem em Feridas e Estética (SOBENFeE 2024),...
spot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Populares

spot_imgspot_imgspot_img

Leia Mais

Publicidade

Iniciar conversa 👍
1
Seja bem vindo!
JD Canela
Olá! 😀
Quer receber notícias no seu WhatsApp?
Nos envie um "oi" e te enviamos o link para participar.