A primeira atração do Projeto Estação Cultural em Canela é o renomado músico tradicionalista gaúcho Marcello Caminha, com o Show Violão Gaúcho, que se apresenta neste sábado, dia 23, a partir das 18 horas. A programação intercala as apresentações musicais do Marcello Caminha com intervenções circenses do Ponto de Cultura Kombinação, na Estação Campos de Canella – a Rua Coberta de Canela.
Com um jeito peculiar de cantar e tocar violão, que remete às verdadeiras raízes culturais rio-grandenses, Marcello Caminha retrata o apreço às cantorias nativas e ao instrumento musical mais popular que se tem – o violão – e o mais importante: o violão tocando as coisas do folclore do Rio Grande do Sul. Emoção e interatividade são as principais características do Show Violão Gaúcho. Músico e compositor, Marcello Caminha é natural de Bagé/RS. Atua na Música Nativista do RS desde 1985. Tem 15 CDS gravados, 2 DVDs, 3 livros publicados e 1 vídeo-aula. Já tocou quatro vezes na Europa e em vários Estados do Brasil. Tocou 8 anos com a dupla César Oliveira e Rogério Melo. Desde 2001 reside em Porto Alegre, onde dedica-se ao Projeto Violão Gaúcho, com atividades de shows, oficinas, aulas de violão e palestras motivacionais, tudo em torno da aplicação do violão na música gaúcha.
Já o espetáculo circense, de rua, teatral, coreográfico e performático do Kombinação utiliza as técnicas tradicionais do circo com uma linguagem moderna. Como tema principal, o espetáculo aborda situações do cotidiano e traz como reflexão conceitos, valores e sonhos que deixamos de lado ou esquecemos para enfrentarmos os tempos difíceis em que vivemos. Assim, propõe o resgate de nossa força interior e de nossos valores como motivação para seguirmos em frente, com a confiança de que podemos, através da arte e da elevação de nossas mentes e corações, buscar a unidade entre os seres e construir uma sociedade mais sensível, humana, ética, com compaixão e empatia.
A realização do Projeto Estação Cultural em Canela é da S&S Cultura Turismo e Eventos, através da lei federal de incentivo à cultura. Assim, são apoiadores culturais: Samburá, Buffon, Nutrire, Tide Brasil, Rivatti, Progás, Braesi, Laguetto, Difatto, Ls Nogueira e Estação Campos de Canella. Ministério da Cultura – Governo Federal Brasil. União e Reconstrução.