GRAMADO | Foi realizada na sexta-feira, dia 6, na Câmara de Vereadores de Gramado, uma reunião para discutir o informativo que restringe a atuação de artistas de rua cadastrados na Rua Coberta. O encontro reuniu a advogada Simone Nejar Loba, representante dos artistas, o secretário municipal de Cultura, Joe Cardoso, e a procuradora-geral do Município, Mariana Melara Reis. Estavam presentes na reunião também o presidente da Casa, Cícero Altreiter (MDB), os vereadores Renan Sartori (MDB), Andreia Reck (PSDB) e Professor Daniel (PSDB) e o vereador Neri da Farmácia (Progressitas).
O informativo, divulgado pelo secretário de Cultura a partir de diretrizes da autarquia Gramadotur, foi questionado pelos artistas por limitar a presença no espaço durante o período de eventos do Natal Luz. Durante a reunião, ficou decidido que a Secretaria Municipal de Cultura reavaliará a medida, estudando alternativas para realocar os artistas cadastrados em pontos específicos da Rua Coberta, desde que não interfiram nos eventos públicos em andamento.
Além disso, a procuradora-geral solicitou aos artistas presentes que colaborem na fiscalização, destacando que a atuação de artistas sem cadastro prévio junto à Secretaria de Cultura prejudica o ordenamento do espaço. Ela enfatizou que, além da fiscalização municipal, é importante que a comunidade artística atue como parceira nesse processo.
Após a reavaliação, o plano será apresentado aos artistas para buscar um entendimento entre o Município e os profissionais, garantindo equilíbrio entre as atividades culturais e o uso do espaço público durante eventos. A iniciativa da Câmara foi buscar um entendimento entre o Executivo e a classe artística, enquanto busca atender às demandas logísticas de grandes eventos como o Natal Luz.