CANELA – Foi confirmado pela Assessoria de Comunicação que o secretário de Saúde e interventor do Hospital de Caridade de Canela, Leandro Gralha será exonerado da Prefeitura. O Secretário Adjunto da pasta, Álvaro Grulke, assumirá a titularidade na Saúde. Já o Secretário Geral de Governo, Jonas Bohn Bernardo, assume a intervenção do HCC.
Gralha foi preso na manhã de terça-feira (9/01) na 11ª fase da Operação Cáritas, que apura crimes de corrupção na Administração Pública de Canela. Ainda no mesmo dia ele teve sua audiência de custódia, sendo que o Poder Judiciário entendeu que havia elementos necessários para manter sua prisão e diante disso Gralha foi encaminhado para o presídio de Canela.
Conforme decisão do Juiz Vancarlo Anacleto, ““tudo isto vem ocorrendo, repito, no curso de investigações, instruções judiciais e julgamentos de denúncias originadas na Operação Cáritas, de ampla divulgação e conhecimento público. Ou seja, não há o mínimo caráter pedagógico assimilado pelo investigado que, tendo plena ciência de que as investigações policiais e a atuação do Ministério Público e Poder Judiciário geram responsabilização daqueles que usam do Poder Público de Canela para praticar crimes, assume importantes funções na Prefeitura e Hospital para dar seguimento a práticas ilícitas. Aqui, ainda, agrega-se, em prejuízo do investigado, uma personalidade violenta e ameaçadora”.
As investigações apontam que o ex-secretário é suspeito de desvios de material da casa de saúde, intimidações e também obstruir a investigação policial. Há indícios ainda de que ele tenha privilegiado amigos e parentes para receberem atendimento diferenciado no HCC.