GRAMADO – Teve início na segunda-feira (26/08) os trabalhos de demolição e limpeza das áreas onde se localizam as casas condenadas no Bairro Piratini, em razão das chuvas de maio. Na época, a movimentação do solo provocou rachaduras nas ruas e nas estruturas das edificações. As famílias atingidas haviam sido retiradas das suas residências por precaução.
Conforme a Prefeitura de Gramado, ao todo 28 residências serão demolidas e todos os moradores aceitaram o acordo de indenização. Ainda segundo a Administração Municipal, inicialmente eram 33 residências, mas após reavaliação dos especialistas que estão monitorando a localidade,três casas foram retiradas da lista.
Sobre os valores das indenizações, o município realizou levantamento de preços para a região, pautado em ofertas de compra e venda anteriores ao desastre natural. Nesse sentido, foi considerado um valor médio de mercado para o metro quadrado, a partir do qual foi calculado o valor de cada área, baseado na metragem prevista na matrícula. Assim, o menor valor é de R$ 105.000,00 (por 96,00 m²) e o maior de R$ 437.000,00 (por 399,51 m²). Ainda conforme a Prefeitura, os valores deverão ser pagos em 30 dias após a regularização da documentação.
A demolição das residências não possui prazo estipulado, devido à necessidade de avaliação caso a caso. Após esta etapa, a equipe de geotécnicos contratada aprofundará a instrumentalização dos equipamentos para dar continuidade às medições e ao monitoramento. Com base nestes dados serão propostas ações emergenciais para estabilização da área visando o redesenho das ruas e implantação dos novos sistemas de água e esgotamento sanitário.