GRAMADO | Ainda na noite de domingo (22/12), os Bombeiros e o Instituto-Geral de Perícias iniciaram os trabalhos de retirada dos corpos das vítimas da queda do avião, em Gramado. O trabalho se estendeu ao longo da madrugada. De acordo com os Bombeiros, os primeiros restos mortais estavam na entrada da loja em que a aeronave parou e explodiu.
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) atua no local desde a manhã de domingo com equipes multidisciplinares de engenharia, incêndio, engenharia mecânica, engenharia de segurança do trabalho, medicina legal, local de crime e especialistas em identificação de vítimas de desastres de massa. Equipes de Porto Alegre, Novo Hamburgo e Caxias do Sul estão atuando de forma integrada no local. Estão sendo utilizados equipamentos como o scanner 3D e drone para a varredura de todas estruturas atingidas, fazendo a análise da dinâmica e da explosão do acidente, além de facilitar a busca e localização de fragmentos e remanescentes humanos.
As coletas de inúmeras partes anatômicas seguem por tempo indeterminado e serão encaminhadas para necropsia e laboratório de DNA. A Polícia Científica de São Paulo é parceira do IGP para as coletas de material biológico de referência (familiares). O resultado do perfil genético será encaminhado ao IGP para a comparação com todos os fragmentos biológicos encontrados no local do acidente, para possibilitar a identificação das vítimas.
O IGP já está com as fichas dactiloscópicas (impressão digital) e foi solicitado material odontológico das supostas vítimas, garantindo a possível a identificação por qualquer método certificado nos protocolos de DVI.
Entre as vítimas fatais estavam o empresário piloto e proprietário do avião,Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi, sua esposa, três filhas adolescentes, a irmã e o cunhado do piloto, dois sobrinhos e a sogra. Entre as 17 pessoas feridas em terra, cinco receberam alta, enquanto 12 permanecem em atendimento. Duas vítimas, em estado grave, foram transferidas para hospitais em Porto Alegre devido à gravidade dos ferimentos e queimaduras.
Confira a lista das vítimas fatais:
Luiz Cláudio Salgueiro Galeazzi (dono e piloto do avião);
Tatiana Natucci Niro (esposa de Luiz e mãe das três adolescentes);
Maria Eduarda Niro Galeazzi (filha de Tatiana e Luiz);
Maria Elena Niro Galeazzi (filha de Tatiana e Luiz)
Maria Antônia Niro Galeazzi (filha de Tatiana e Luiz)
Lilian Natucci (mãe de Tatiana e Veridiana);
Veridiana Natucci Niro (irmã de Tatiana e esposa de Bruno, mãe de Giulia e Mateo);
Bruno Cardoso Munhoz de Guimarães Araújo (marido de Veridiana e pai de Giulia e Mateo);
Giulia e Mateo (filhos de Veridiana e Bruno).