Horas após o Governo do Estado anunciar na sexta-feira (28), que os trabalhadores da educação serão os próximos a serem vacinados contra o coronavírus, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Saúde, definiu o local, data e horário para imunizar professores e servidores das escolas de ensino público e privado do município. Em formato drive-thru, os profissionais receberão a primeira dose da vacina na quarta-feira (02), no Expogramado, das 10h às 16h, sem fechar ao meio-dia.
O prefeito Nestor Tissot comemorou a decisão do Ministério da Saúde e do Governo do Estado em priorizar os profissionais da educação. “Estamos vivenciando a vida, como gestores comemoramos um grande passo na proteção de nossas famílias e a normalização do ensino em todo o município. São profissionais aguerridos, que mesmo com o medo da contaminação deixaram o conforto de seus lares para lecionar. Contudo, não posso deixar de destacar a necessidade da proteção, seja em casa, no trabalho ou mesmo nas salas de aula”, disse.
De acordo com o secretário da Saúde, Jeferson Moschen, a inclusão dos professores e funcionários de escola ocorreu após a divulgação da nota técnica do Ministério da Saúde (MS) com orientações sobre a continuidade da vacinação contra a Covid-19. Segundo o titular da pasta, equipes já trabalharam com a possibilidade de ampliação da faixa etária do público em geral para receber a primeira dose da vacina. “Havendo disponibilidade de vacina, vamos ampliar a partir da semana que vem, desta vez, para pessoas com idades entre 55 e 59 anos”, destaca.
Os professores e funcionários das escolas deverão apresentar documento com foto, CPF, Cartão do SUS de Gramado e/ou comprovante de residência, contracheque, documento comprobatório da área de atuação emitido pelo Gestor da instituição (deve ser solicitado à instituição em que o profissional trabalha). A aplicação vai ocorrer por ordem de chegada e a fila terá início na subida de acesso ao Expogramado (em frente ao Hotel Daara).