Tão logo divulgado o decreto estadual nº 55.482 desta segunda-feira, dia 14, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jacó Schaumloeffel, se reuniu com o Prefeito, Fedoca Bertolucci, com o gestor do Gabinete de Crise, Anderson Boeira, e com o diretor da Vigilância Sanitária do município, Sergio Spannemberger, para tratar sobre os protocolos de retomada das atividades esportivas em Gramado.
No município será permitida a reabertura de ginásios e clubes esportivos a partir desta quarta-feira, dia 16. A normativa estadual define que os locais devem permitir apenas 50% dos trabalhadores, e que após 14 dias sem bandeira vermelha ou preta, ficam permitidos esportes coletivos exclusivamente em quadras esportivas, sem público, com intervalo de 1 hora entre os jogos e uso intercalado das quadras, para evitar aglomeração e permitir higienização. O governo ainda esclarece que, no caso das quadras, vale a bandeira determinada pelo Estado, não a da cogestão. Ou seja, em caso de classificação à bandeira vermelha ou preta, as atividades nestes locais serão interrompidas imediatamente.
Outras atividades, como bocha, bolão e carteado estão permitidas, desde que seja utilizada máscaras e não tenha público.
Já os locais de entretenimento, copa ou bar inseridos em restaurantes devem seguir os protocolos específicos do setor gastronômico.
Vale ressaltar que essa medida não muda a proibição de locais públicos. Assim, quadras públicas em praças permanecem fechadas, devido aos protocolos sanitários. Também continuam proibidos o uso de espaços de entretenimento, como churrasqueiras, praça infantil, etc.
COMPETIÇÕES
As competições devem ser retomadas a partir do final do mês de Setembro. As datas estipuladas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer são 27 para o retorno do futebol da primeira divisão de campo, e 29 deste mês para a terceira divisão do futsal.
ITENS OBRIGATÓRIOS NOS ESPAÇOS EM GRAMADO:
– Uso de máscaras por todos os ecônomos e funcionários das quadras, além de atletas que não estiverem jogando;
– Disponibilização de álcool em gel 70% na entrada, saída, bar e todos os espaços;
– Sabonete líquido nos banheiros;
– Higienização constante dos ambientes por parte dos ecônomos e equipes;
– Saída imediata dos atletas, dos ambientes, após o uso do horário;
– Portas e janelas sempre abertas com ampla ventilação dos locais;
– Orientação e fiscalização dos ecônomos e equipe para os esportistas sobre a importância do distanciamento e da não aglomeração nos locais;
– Sinalização nos locais incentivando ao uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento mínimo;
– Proibido o uso dos vestiários nestes locais;
– Proibido público nas arquibancadas;
– Poderão circular dentro do bar apenas os ecônomos e funcionários;
– Estão proibidas confraternizações.